Secretária de Cultura do Estado de Minas Gerais visita a Cidade de Janaúba

A Secretária Estadual de Cultura Eliane Parreiras esteve na última quinta – feira, 22 de agosto, na cidade de Janaúba. A vinda da Secretária faz parte do Programa MINAS Território da Cultura, iniciativa do Governo de Minas para a descentralização das políticas públicas culturais. A apresentação do programa foi feita na Câmara Municipal de Vereadores e contou com a presença de artistas, representantes da sociedade civil, autoridades, vereadores, secretários, imprensa e de líderes políticos. Entre eles estavam o Deputado Estadual Luiz Henrique, o prefeito de Nova Porteirinha Raul Alves da Rocha e o Prefeito de Janaúba, Yuji Yamada. A abertura da cerimônia contou a apresentação do Hino a Janaúba, composto e cantado pela cidadã honorária da cidade, Izadina Ladeia Batista. A programação do evento foi dividida em duas palestras, sendo no período da manhã, realizada pela Secretária Eliane Parreiras e a segunda, no período da tarde, feita pela Superintendente de Interiorização, Manuella Machado.

O Programa Minas Território da Cultura, de iniciativa do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, trata-se de um programa de descentralização e regionalização das ações culturais em Minas Gerais. Essa ação abrange as dez macrorregiões do Estado, definidas pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas. Em sua fala a Secretária apresentou a estrutura do Sistema Estadual da Cultura e explicou que dentre os objetivos do programa “estão à valorização e a divulgação da diversidade cultural mineira, a promoção do desenvolvimento regional por meio da cultura, a circulação de bens culturais e a capacitação e aperfeiçoamento dos agentes culturais”. O MINAS Território da Cultura também busca pela difusão e pelo aumento da demanda pelos programas e ações do Sistema Estadual de Cultura em todo o estado. Esse trabalho acontece entre março de 2013 a junho de 2014 e vai oferecer cursos de capacitação e formação, palestras, espetáculos, exposições, mostras de cinema e leitura de editais, tudo articulado em conjunto com a comunidade e os atores locais, as instituições culturais, os artistas e os produtores.

Na ocasião, o Coordenador de Cultura do Município falou sobre a importância da presença da Secretária em Janaúba e agradeceu o olhar especial que tem sido dado pela Secretaria de Estado a cidade. “Recebemos com muito bom gosto o MINAS Território da Cultura, pois sabemos que a partir de agora teremos um direcionamento cultural. A vinda da Secretária Eliane Parreiras ao nosso município ficará marcada na história de Janaúba por ser esse um momento importante para a valorização das atividades culturais da nossa cidade. A presença do Deputado Luiz Henrique, que é Membro da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa e do Conselho Estadual de Cultura, também nos enriquece muito, pois temos na Assembleia projetos e pedidos voltados para o fomento da cultura. Agradeço ao prefeito Yuji Yamada pelo apoio dado aos trabalhos que temos desenvolvido e aos amigos da cultura por se fazerem presentes em todas as ações culturais que temos desenvolvido.”. Ney Barbosa lembrou que a participação da sociedade nas atividades feitas no município é de extrema importância para o fortalecimento cultural do município tendo em vista que o trabalho em conjunto permite que as ações e projetos estabelecidos sejam alcançados. O Deputado Luiz Henrique, reforçou seu apoio e atenção para ao município e parabenizou a Secretária quanto à inciativa de “visitar o interior do Estado de Minas fazendo jus à cultura da região e atuando junto com a população para o crescimento da área cultural.”. O Deputado valoriza e defende o desenvolvimento regional por meio da cultura e estimula a busca de recursos e parcerias por parte dos agentes culturais.

O Prefeito Yuji Yamada lembrou que trabalhar para a cultura faz parte dos objetivos da administração. “Entendemos que o setor cultural tem grande importância em nossa cidade cuja história marca o crescimento deo nosso povo. Precisamos investir cada dia mais em ações que valorizam a cultura gorutubana que representa nosso município.”.  Para  resgatar e preservar a cultura regional, a Prefeitura tem como projeto a construção de uma Vila Gorutubana que será um espaço próprio destinado as manifestações culturais da cidade e região. O local em que será construída a Vila dispõe de sete mil metros quadrados. Agora aguarda por recursos para iniciar a obra. A Secretária de Cultura, que afirmou ter conhecimento do projeto e se comprometeu em se empenhar para a viabilização da obra, recebeu das mãos da artista plástica Carmem Guiomar Alcântara, Gugui, um tela com a pintura da futura Vila Gorutubana. Emocionada ela agradeceu pelo presente reafirmou seu compromisso com essa ação. Dentro da programação Eliane Parreira também visitou a Fundação Cultural Roda de Viola onde pode conhecer danças e manisfestações culturais características da região.