Campanha de sensibilização para a coleta do lixo é realizada na Cidade de Janaúba

Com o objetivo de manter ruas e avenidas limpas, secretarias municipais realizam campanha de conscientização e educação ambiental no município

Para garantir a limpeza da Cidade de Janaúba a Prefeitura Municipal realiza a campanha de sensibilização e educação ambiental Janaúba Limpa. Essa promoção é feita pela Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, através do departamento de Limpeza Urbana, e pela Secretaria de Agronegócio e Desenvolvimento Sustentável. A campanha consiste na divulgação da necessidade da união de todos os moradores da cidade para manter limpas as ruas e calçadas possibilitando também a manutenção de um ambiente sadio e livre de resíduos poluentes. Para isso, a prefeitura divulga os horários da coleta de lixo a fim de que os cidadãos se programem para colocar o lixo para fora das residências de acordo com o horário de recolhimento feito pelo caminhão e pede a colaboração dos cidadãos.

Segundo a Fiscal de Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Agronegócio, Luciana Costa, a campanha vai além de uma conscientização e busca também o compromisso da sociedade que tem que se mobilizar para manter a cidade limpa. “A Cidade de Janaúba tem hoje cinco carros compactadores de lixo que circulam dentro da cidade, além de seis caçambas que ajudam na coleta. Uma retroescavadeira e uma pá carregadora também são utilizadas para a limpeza do município. No entanto, não adianta que as máquinas façam o trabalho de limpeza se não houver a conscientização por parte da população em colaborar com esse serviço. Com a campanha Janaúba Limpa queremos despertar o interesse coletivo de se manter as ruas e avenidas do município em que moramos sempre limpos. Para que isso aconteça, não basta apenas que o caminhão de lixo passe nas ruas ou que o gari faça o serviço de limpeza. É necessário que cada morador evite colocar os sacos de lixo na calçada após o caminhão que recolhe o lixo passar, ou um dia antes disso acontecer. Isso evita que o lixo se espalhe pelas ruas e mantém o aspecto limpo e organizado em nossa cidade”.

A Campanha traz também a necessidade da separação do lixo produzido pela sociedade a fim de que esse possa ter a destinação correta. “Separar o lixo seco do úmido facilita o processo de reciclagem dos resíduos produzidos e contribui também para manter a vida útil do aterro sanitário que temos no município. Assim, cada cidadão deve colocar em sacos diferentes o lixo de residências ou comércio para que na hora que o caminhão da coleta convencional, ou o caminhão da coleta seletiva passarem nas ruas, o morador possa retirar o lixo já separado de dentro de casa e dar a ele um destino certo”, ressalta Luciana. Para informar a população sobre essa necessidade de separação do lixo, blitz nas ruas, capacitações em escolas e palestras educativas já estão programadas para acontecer em toda a cidade. Além disso, a implantação de mais lixeiras já está sendo viabilizada através da busca de recursos para garantir que os janaubenses tenham onde jogar o lixo quando estiver andando pelo município.

Ajude a manter a Cidade de Janaúba limpa! Coloque seu lixo de acordo com o horário da coleta do seu bairro.

BAIRROS

DIAS