SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE REALIZA AÇÕES ALUSIVAS AO DIA MUNDIAL DO COMBATE ÀS HEPATITES VIRAIS

A Organização Mundial de Saúde (OMS) instituiu 28 de julho como Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais. A celebração da data tem como objetivo atrair atenção para o tema e incentivar o diálogo, principalmente no campo da saúde pública. A criação de novas políticas públicas e a eficiência das que já existem garante acesso universal ao tratamento e prevenção dessas doenças. Para comemorar a data, em Janaúba, a Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro de Referência em Doenças Infecciosas (CEREDI) e Núcleo de Vigilância em Saúde(NUVISA), realizou no dia 26/07/2018, uma capacitação com profissionais médicos, enfermeiros e cirurgiões dentistas e no dia 27/07/2018 vacinação, testes rápidos e conscientização com os profissionais da limpeza urbana.

Existem sete tipos de Hepatite: A, B, C, D, E, F (ainda não diagnosticada em humanos) e G. A vacina contra o tipo B está disponível nas Unidades Básicas de Saúde e sua imunização ocorre em três doses. A segunda dose deve ser tomada um mês após a primeira dose e a última, seis meses depois da primeira.

Utilize sempre material esterilizado ou descartável em manicures, estúdios de tatuagem, acupuntura, serviços de saúde e procedimentos médicos e odontológicos. Não compartilhe escovas de dente, alicates de cutícula e lâminas de barbear ou depilar. Evite o contato com águas contaminadas, lave bem as mãos e cozinhe bem os alimentos. Utilize preservativo em todas as relações sexuais.