Conferência municipal discute gestão e financiamento para a efetivação do Sistema Único de Assistência Social

A Cidade de Janaúba recebeu na tarde do dia oito de agosto e na manhã do dia nove a VII Conferência Municipal de Assistência Social. Realizada pela Secretaria Municipal de Promoção Social através do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), a conferência aconteceu no Salão Paroquial da Catedral Sagrado Coração de Jesus no centro da cidade. Em sua sétima edição o evento teve como objetivo analisar, propor e deliberar com base na avaliação local, diretrizes para gestão e financiamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), reconhecendo a corresponsabilidade de cada ente federado e eleger delegados para a 10ª Conferência Estadual de Assistência Social (CEAS). A conferência contou com a presença de profissionais da área, representantes da sociedade civil, membros do conselho municipal e autoridades.

O Sistema Único de Assistência Social trata-se de um sistema público que organiza, de forma descentralizada, os serviços sócios assistenciais no Brasil. Com um modelo de gestão participativa, ele articula os esforços e recursos dos três níveis de governo para a execução e o financiamento da Política Nacional de Assistência Social (PNAS), envolvendo diretamente as estruturas e marcos regulatórios nacionais, estaduais, municipais e do Distrito Federal. A conferência abordou seis eixos de discussão e teve a seguinte programação:  leitura do regimento interno da conferência; palestra magma feita pela palestrante Tatiana Gomes; apresentação do diagnóstico feito no município; debates e trabalhos feitos pelos grupos temáticos; apresentação de propostas e eleição de delegados.

Segundo o Secretário Executivo do CMAS, João Carlos Lima, esse trabalho abriu espaço para a discussão e promoção de ações de melhoria para a Assistência Social como um todo. “A conferência permitiu o planejamento de ações para a execução de melhorias nos trabalhos e serviços de assistência social que são prestados a população. Temos aqui presentes, usuários dos serviços, trabalhadores, profissionais da área, entidades e membros do conselho que juntos, elaboraram propostas com base nos temas abordados. Essas propostas serão então apresentadas na Conferência Estadual de Assistência Social a ser realizada no mês de outubro desse ano.”.

Presente no evento, o prefeito Yuji Yamada lembrou que o trabalho dos Assistentes Sociais na Cidade de Janaúba é de fundamental importância para a o janaubense. “Os assistentes sociais tem um papel de extrema importância para o desenvolvimento da nossa sociedade. São eles os responsáveis pela prestação de serviços sociais a população que necessita cada vez mais de melhores condições de vida. Por isso agradeço pelo empenho e dedicação de todos na execução dos trabalhos e afirmo que nossa administração busca, junto com cada assistente, poder melhorar ainda mais as ações realizadas em prol da qualidade de vida dos cidadãos de Janaúba.”, concluiu o prefeito.