Notícias

EQUIPE DO PROGRAMA CRIANÇA FELIZ RECEBE VISITA DE CONSULTORA DA UNESCO; PROGRAMA EM JANAÚBA É MODELO PARA OUTROS MUNICÍPIOS

Janaúba foi um dos primeiros municípios a aderir ao programa, que atende 200 famílias beneficiárias do Bolsa Família e BPC, com a promoção do desenvolvimento integral da primeira infância e o fortalecimento de vínculos familiares

Desde sua adesão pelo Município, no final de 2017, o Programa Criança Feliz, desenvolvido através da Secretaria Municipal de Promoção Social de Janaúba, tem alcançado resultados satisfatórios junto às 200 famílias atendidas. Nesta quinta-feira (26/07), a secretária de Promoção Social, Rosana B. da Rocha, e a equipe do programa em Janaúba, sob supervisão de Cláudia Patrícia Saraiva, receberam a visita da consultora da UNESCO para o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Luciana Martins F. de Freitas. O objetivo foi acompanhar e dar apoio ao Município na execução do programa.

A consultora acompanhou as visitas domiciliares e deu orientações importantes à equipe do programa. Segundo Luciana, “o município de Janaúba foi um dos primeiros a aderir ao Criança Feliz, e tem conseguido, dentro dos indicadores acompanhados, alcançar a meta pactuada”. Ela acredita que Janaúba tem executado o programa dentro da proposta, podendo ser considerado modelo para outros municípios que ainda não aderiram a esta política pública.

O Programa “Criança Feliz”, desenvolvido pelo Governo Federal, foi planejado com o objetivo de fortalecer a execução da Lei 13.257/2016, que garante a promoção do desenvolvimento integral da primeira infância e enfatiza a integração dos estados, das famílias, dos municípios e da sociedade para nutrir e defender os direitos das crianças. Por meio de visitas domiciliares às famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC), a equipe capacitada acompanha e dá orientações importantes para fortalecer os vínculos familiares e comunitários e estimular o desenvolvimento infantil.