PREFEITURA DE JANAÚBA REALIZA, COM SUCESSO, MAIS UMA EDIÇÃO DO SÃO JOÃO GORUTUBANO

Superando as dificuldades, atual administração promoveu uma festa agradável, criativa e organizada, provando o compromisso do Município com a valorização da cultura regional

Janaúba entrou em clima de São João nos dias 14 e 15 de julho, com a edição 2018 do popular São João Gorutubano que, em mais um ano, foi sucesso de organização, público e segurança. O evento, realizado na Praça Viva Vida, foi promovido pela Prefeitura de Janaúba, por meio do Departamento de Cultura, e contou em sua programação com quadrilhas, barraquinhas com comidas típicas e muita música.

No sábado (14/07), além das tradicionais quadrilhas, o público foi embalado pelos shows das bandas Forró Fiar e Bota Suada. No domingo (15/07), pela manhã, o cantor Zé Mineiro comandou a Moda de Viola e, na parte da noite, fizeram o encerramento a banda Interior Mineiro e os cantores Patrick Dias e Rodrigo Veríssimo.

O São João Gorutubano busca referências nas tradicionais “Festas Juninas”, tão populares na região. O grande intuito da festa é reconhecer e valorizar a regionalidade de Janaúba, proporcionar um evento para a família, garantindo o contato da população com suas raízes, e resgatando seus costumes, com segurança e qualidade. Além disso, um compromisso do Departamento de Cultura dentro do evento é de valorizar os artistas da região, grupos e associações culturais e o comércio local, que tiveram relevante participação nos dois dias da festividade.

A diretora de Cultura do Município de Janaúba, Adriana Silveira destacou que, para 2018, houve um planejamento sustentável para que a festa pudesse ser feita. “O São João Gorutubano é, acima de tudo, uma maneira de valorizar nossa cultura regional. Buscamos manter essa tradição, superando as dificuldades encontradas. Nesse sentido, nossa ideia foi produzir uma festa organizada, bem feita e, ao mesmo tempo, criativa e sustentável. Tudo foi feito dentro das possibilidades financeiras da gestão, com responsabilidade fiscal”, explicou a diretora.