Programa Diagnóstico Precoce chega a Cidade Janaúba

Profissionais da saúde do município serão capacitados para diagnosticar precocemente o câncer infantil.

Na última quarta feira, 31 de julho, aconteceu na Cidade de Janaúba, a cerimônia de abertura do programa Articulando o Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil V, projeto conduzido em parceria com a Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes, Prefeitura Municipal de Janaúba através da Secretaria Municipal de Saúde e coordenado pela Fundação Sara. O evento foi realizado no auditório do Centro Cultural Marly Sarney e contou com a participação de profissionais da saúde e autoridades que juntos irão atuar para a implantação do projeto no município.

Idealizado pelo Instituto Ronald McDonald em parceria com o Instituto Nacional de Câncer (INCA) e a Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (SOBOPE), o Programa Diagnóstico Precoce visa capacitar os profissionais da rede de atenção básica de saúde para que possam suspeitar precocemente dos sinais e sintomas do câncer em crianças e adolescentes, aumentando assim, os índices de cura da doença. Em Janaúba serão capacitados quase 300 profissionais das 21 equipes de do Programa de Saúde da Família, dentre médicos, enfermeiros, dentistas, agentes comunitários de saúde, técnicos/auxiliar enfermagem e outros profissionais nível técnico e auxiliar. As aulas do projeto tem previsão de inicio em seis de agosto. O encontro acontecerá quinzenalmente, as terças no período vespertino e vai tratar de diversos assuntos como sinais e sintomas do câncer, formas como a doença pode ocorrer e possibilidades de diagnosticar precocemente para aumentar assim as chances de cura do câncer infanto-juvenil. Os encontros serão ministrados por médicos, psicólogos, enfermeiros e assistentes sociais.

A Fundação Sara é uma das 10 entidades selecionadas para financiamento pelo Instituto Ronald McDonald em 2013 e promoverá a capacitação de 348 profissionais da Estratégia Saúde da Família e 32 médicos do SUS, nas cidades de Montes Claros e Janaúba, para que possam suspeitar dos sinais e sintomas do câncer em crianças e adolescentes nos estágios iniciais, contribuindo sensivelmente para o tratamento adequado e aumento das chances de cura dos pequenos pacientes. A execução do Programa é possível graças a recursos de campanhas coordenadas pelo Instituto Ronald McDonald como os cofrinhos, em que clientes McDonald’s doam o troco para ações pela cura do câncer infantojuvenil.