SALA MINEIRA DO EMPREENDEDOR DE JANAÚBA OFERECE AO CIDADÃO MAIOR AGILIDADE E SIMPLIFICAÇÃO NOS PROCESSOS DE ABERTURA DE EMPRESAS

Simplificar o processo de abertura de uma empresa para facilitar a vida de quem deseja se tornar um empreendedor é um dos benefícios que a Sala Mineira do Empreendedor, inaugurada no último sábado (30/06) em Janaúba, traz para o cidadão. Esta tarefa, que outrora levava meses, com muitas idas e vindas em inúmeros órgãos, hoje é centralizada em um único local. Nesta semana, o consultor em Políticas Públicas do SEBRAE MG, Marcelo Coutinho, se reuniu com o prefeito municipal, Carlos Isaildon Mendes, representantes dos setores de Tributos, Posturas, Alvará, Vigilância Sanitária, Meio Ambiente, Trânsito, Sala Mineira do Empreendedor, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agronegócios e a Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (JUCEMG), a fim de fazer uma revisão dos processos de emissão de alvará da Prefeitura Municipal. O objetivo é desbucrocratizar e simplificar todo o processo, sempre na perspectiva do cidadão.

Marcelo explica que, na Sala Mineira, uma parceria da JUCEMG com o SEBRAE, o cidadão que deseja abrir uma empresa recebe todas as informações necessárias, proporcionando maior rapidez e uma melhoria no ambiente de negócios. “A racionalização deste processo vem alinhada à própria Política de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura”, conta. Marcelo ainda destaca ainda que, com a implementação de mais processos eletrônicos no cotidiano de trabalho, haverá uma redução significativa nos prazos de atendimento. O consultor do SEBRAE pontua que “atividades de baixo risco, por exemplo, diminuem, em média, de 40 para 9 dias, e atividades de alto risco encurtam o prazo de 90 para 30 dias”.

A Sala Mineira do Empreendedor fica localizada no Mercado Municipal de Janaúba. Com a agilidade na abertura do negócio, o empreendedor que procurar a Sala ainda pode otimizar seu tempo e ter a oportunidade de receber informações e participar de capacitações. Na Sala Mineira é possível ter acesso, dentre outros assuntos, aos processos de compras públicas e os passos para que o empreendedor possa ser um fornecedor para órgãos públicos como as administrações municipais e estadual.