Agentes do setor de Endemias de Janaúba ganham novos instrumentos de trabalho

Investimento vai garantir mais eficiência no combate às doenças e mais segurança para os agentes

Roberta Bertolusci
As visitas domiciliares realizadas pelos 66 agentes do setor municipal de Endemias de Janaúba são fundamentais na prevenção e combate à dengue e outras doenças na cidade. Com esta visão e pensamento, a Coordenadoria de Vigilância Ambiental e Endemias do município viabilizou, junto à Superintendência Regional de Saúde, novos equipamentos para melhorar as condições de trabalho dos agentes e garantir maior eficácia e agilidade nas ações. Além de levar mais segurança para os servidores, o material adquirido supriu a falta de instrumentos adequados para o desenvolvimento das atividades voltadas para o controle de endemias.

O município recebeu, há duas semanas, 15 bombas (tipo costal e com jacto manual), uma bomba costal motorizada, uma dúzia de máscaras faciais completas e 300 recipientes de polietileno para o combate à doença de Chagas. A Superintendência Regional de Saúde também disponibilizou um recurso de aproxidamente R$ 57 mil para ser investido no plano de enfrentamento à dengue na cidade.

O coordenador de Vigilância Ambiental e Endemias, Everton Oliveira, ressalta a importância destes novos instrumentos para garantir mais qualidade no trabalho dos agentes. Segundo ele, o município necessitava destes equipamentos para intensificar as ações de combate ao Aedes Aegypti, principalmente, neste período de verão e chuvas em que aumenta o risco de proliferação. “A equipe de saúde está mobilizada mas a população precisa colaborar com este trabalho. Recebam bem o agente de saúde em sua casa e ajude a eliminar todos os focos do mosquito porque “dengue é controle de todos”, alerta.