Cidade de Janaúba recebe capacitações para o diagnóstico precoce do câncer infanto juvenil.

Através da parceria firmada com a Fundação Sara profissionais da saúde serão preparados para atuar no diagnóstico precoce do câncer.

A Prefeitura Municipal de Janaúba através da Secretaria Municipal de Saúde realizou no último sábado, dia 20 de julho, um pedágio de divulgação da parceria feita com a Fundação Sara Albuquerque Costa.  A Fundação Sara, cuja sede está em Montes Claros, apoia crianças e adolescentes com câncer e vem a Janaúba capacitar profissionais da área da saúde através do projeto Articulando o Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil V.  O pedágio aconteceu na Praça do Banco do Nordeste, região central da cidade, e teve a efetiva participação de profissionais da Secretaria, da Fundação Sara e da população janaubense.

O projeto Articulando o Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil V faz parte do programa “Conhecimentos que Curam”, que promove conhecimentos como instrumento de cura para profissionais da saúde, familiares dos assistidos e também da sociedade. Em sua 5ª edição, em parceria com o Instituto Ronald McDonald e conduzido pela a Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes  e pela Secretaria Municipal de Saúde de Janaúba, o projeto tem como objetivo identificar os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil. Após ser realizado em outros municípios norte-mineiros, esse trabalho será realizado na Cidade de Janaúba e vai capacitar 300 profissionais da saúde no período de agosto desse ano a fevereiro do ano que vem.

O Programa

Considerando a importância do diagnóstico precoce no cenário do câncer em crianças e adolescentes, o Instituto Ronald McDonald criou o Programa Diagnóstico Precoce. O Programa visa contribuir para a diminuição do tempo entre o aparecimento de sinais e sintomas do câncer e o diagnóstico em um serviço especializado, aumentando sensivelmente a expectativa de cura do câncer infantojuvenil.

O Programa Diagnóstico Precoce também tem como objetivo estimular a estruturação da rede de atenção oncológica nas regiões onde é implantado, através de análise da situação local, articulação com o gestor SUS e oficinas que problematizam casos reais em sala de aula com as equipes da Estratégia Saúde da Família.

A Fundação

A Fundação Sara nasceu da convivência que os pais, parentes e amigos da pequena Sara tiveram com a dor e a esperança durante a sua doença, 1996/1997.O transplante muito caro fez com que amigos e colegas, empregados da Cemig, se unissem e promovessem a Campanha “Ajude a Salvar a Vida da Sara”. Formou-se uma corrente de amor numa demonstração de solidariedade jamais igualável. Apesar de todo o apoio, a pequena Sara acabou falecendo em 22/11/1997.

Imediatamente após o falecimento da filha, os pais resolveram colocar em prática o sonho idealizado durante o tratamento da pequena Sara, pois passaram pela difícil experiência do tratamento fora de seu domicílio. Em junho/1998 foi instituída, em Montes Claros – MG, a Fundação Sara Albuquerque Costa para receber e assistir crianças e adolescentes com câncer e seus acompanhantes. A filial da entidade foi inaugurada em Belo Horizonte em julho/2010, expandindo assim a sua assistência para todo o estado de Minas Gerais.

A assistência da Fundação Sara consiste em: hospedagem, refeições, transporte para hospitais e laboratórios, atendimentos por profissionais do Serviço Social, Psicologia, Pedagogia, Nutrição, além de atividades de lazer, apoio na aquisição de medicamentos, cateteres, realização de exames, etc. Outras atividades são realizadas através de Programas que buscam concretizar a missão da instituição, como por exemplo, o 'Programa Articulando o Diagnóstico Precoce'.