MÃES E GESTANTES ATENDIDAS PELO PROGRAMA CRIANÇA FELIZ EM JANAÚBA PARTICIPAM DE EVENTO COMEMORATIVO AO MÊS DAS MÃES

Mães e gestantes atendidas pelo Programa Criança Feliz, da Secretaria Municipal de Promoção Social, participaram de evento comemorativo ao mês das mães, nas sedes dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) de Janaúba. Foram ministradas palestras com profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), sobre os Cuidados com a Gestação, Amamentação, Introdução Alimentar e Cuidados Essenciais com as Crianças, e Afetividade.

A comemoração no CRAS Norte aconteceu no dia 23/05, com a psicóloga, Mariana Aguiar; a nutricionista, Patrícia Lopes; a enfermeira, Juliana Amélia; e a farmacêutica, Eliane Borém, além do depoimento de uma colaboradora do programa, Simone Alves, que falou sobre a importância do Pré-Natal. A comemoração no CRAS Sul, também dia 23/05, contou com palestras da nutricionista, Natália Lopes; e da fonoaudióloga, Maria Angélica de Azevedo. As mães receberam lembrancinhas e muitos presentes, dentre eles, o sorteio de um ensaio fotográfico, da fotógrafa Vitória Anjos.

O Programa “Criança Feliz”, desenvolvido pelo Governo Federal, foi planejado com o objetivo de fortalecer a execução da Lei 13.257/2016, que garante a promoção do desenvolvimento integral da primeira infância e enfatiza a integração dos estados, das famílias, dos municípios e da sociedade para nutrir e defender os direitos das crianças. Por meio de visitas domiciliares às famílias participantes do Programa Bolsa Família, a equipe capacitada acompanha e dá orientações importantes para fortalecer os vínculos familiares e comunitários e estimular o desenvolvimento infantil. Em Janaúba, o programa é desenvolvido através da Secretaria Municipal de Promoção Social, cuja gestora é Rosana Barbosa da Rocha. O Programa, em Janaúba, tem a supervisão de Cláudia Patrícia dos Santos Saraiva.