Prefeitura Municipal de Janaúba investe em melhorias estruturais no município

A Cidade de Janaúba recebeu no primeiro semestre de 2013 investimentos e melhorias estruturais na zona rural e urbana do município. De janeiro até agora quase 100 km de estradas vicinais foram recuperadas para melhor atender as comunidades. Dentre essas estradas podemos citar as vias que ligam os distritos de Barreiro da Raiz, Barroquinha, Barreiro de Dentro, Taquaril e Quem-Quem.

Nas vias urbanas o recapeamento em ruas é feito para sanar problemas que há muito tempo prejudicavam a população. Para muitas dessas ruas, o projeto de um novo asfalto já está pronto e espera agora por aprovação de emendas para iniciar as obras. O asfalto que liga a Cidade de Janaúba até o Jacarezinho já é realidade. O início da Avenida Marcelino Siqueira, situada nesse local, já recebeu a operação tapa buracos. O Município aguarda agora a liberação da verba para dar continuidade ao trabalho. Ruas como São Pedro, República, Robson Pereira, Sérgio Pereira, Governador Valadares, Dona Maria Pena, Carlos Alberto Costa, João Pessoa, Cirilo Barbosa e Álvaro da Silva Lopes já receberam melhorias. Nas Avenidas o trabalho já foi iniciado na Av. Saudade, Av. Prefeito Edilson Brandão Guimarães, Av. Brasil, Av. Manoel Athayde, Av. Inconfidentes e Av. do Comércio. Para esse ano mais trabalhos como esses serão realizados de forma a atender as demais ruas e avenidas  que necessitam de investimentos.

As Praças da Cidade de Janaúba recebem o trabalho de limpeza e revitalização. A praça Anchieta foi limpa e agora conta com manutenção para melhores condições do local. Já a revitalização do canteiro central da Avenida Prefeito Edilson Brandão Guimarães, também conhecida como Avenida Beira Rio, começou essa semana. No local está sendo feito o processo de limpeza e retirada da atual vegetação, que será substituída por outra de menor porte condizente com as condições climáticas possibilitando melhorias na avenida em questão. O intuito da Prefeitura é melhorar essa importante via de acesso permitindo também uma nova paisagem que agregue valor e enriqueça a Avenida possibilitando o desenvolvimento da cidade como um todo. Além disso, em pontos determinados de trecho se faz necessário que a visão de motoristas, ciclistas, motociclistas e pedestres seja abrangente para que se evite acidentes no local. Os animais soltos nessa avenida e em demais regiões do município estão sendo recolhidos pela prefeitura e levados para o curral construído para manter esses animais. No local eles recebem alimentação enquanto não são retirados pelos donos. Para o recolhimento desses animais soltos o cidadão deve entrar em contato com a prefeitura e fazer a denúncia através do número 38 3821-4335. Essa ação conta ainda com o apoio e a parceria da Polícia Militar.

A educação e o lazer também recebem atenção especial do município. A Praça dos Esportes e da Cultura (PEC 3000) no Bairro Isaías Pereira está em construção. A PEC compõe o Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC 2, e beneficiará toda a cidade. Ela busca integrar num mesmo espaço físico, programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços sócio assistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital. Na comunidade do Jacaré Grande, a Escola Quilombola vai atender crianças que moram no Angicos, Manda Saia, Paranaenses e de assentamentos vizinhos. A previsão é de que escola esteja pronta até 2014. A Prefeitura está aberta para sanar dúvidas e prestar esclarecimentos para a população que anseia pelo crescimento e desenvolvimento da Cidade de Janaúba. O objetivo dessa administração é atuar junto com a população para melhorias no município.