Praça dos Esportes e da Cultura é construída no bairro Isaias Pereira.

Para debater ações de gestão para a praça, prefeito Yuji Yamada participou de reunião realizada pela Agência de Desenvolvimento da Serra Geral junto a comunidade local.

Na noite de quarta-feira, 17 de julho, o Prefeito Yuji Yamada participou de uma reunião realizada pela Agência de Desenvolvimento da Serra Geral (ADESEG), cujo objetivo era apresentar a comunidade do bairro Isaias Pereira, e bairros vizinhos, o projeto técnico da Praça dos Esportes e da Cultura, a PEC 3000. A praça está em processo de construção nesse mesmo bairro e vai beneficiar não somente as comunidades desse local mas também toda a cidade. Participaram da reunião os secretários municipais de Promoção Social e de Obras e Serviços Urbanos, o representante da empreiteira responsável pela obra, o engenheiro civil da prefeitura que fiscaliza o trabalho, o diretor de esporte do município, representantes da ADESEG, líderes de comunidades e representantes de instituições. Sendo de pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos e duração por tempo indeterminado, com sede e foro na cidade de Janaúba, a ADESEG tem a abrangência de todos os municípios da Serra Geral do estado de Minas Gerais. Com fins filantrópicos, a instituição tem como diretriz o foco na fomentação das necessidades e carências locais, nacionais e internacionais e está atuando junto ao município na gestão da PEC.

A PEC compõe o Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC 2, no Eixo Comunidade Cidadã, assim como outros equipamentos sociais de saúde, educação e segurança pública. A praça em construção terá 3 mil m² e busca integrar num mesmo espaço físico, programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços sócio assistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital. As reuniões promovidas pela ADESEG têm como objetivo geral viabilizar ações de mobilização social e de planejamento de gestão durante as obras da praça PEC voltadas para gestores públicos, comunidade beneficiada e representantes de instituições que venham a contribuir com o processo de implantação e gestão do equipamento público.

Durante a reunião, a Assistente Social contratada pela empresa para atuar nessa ação, Janaina Neres, explicou aos presentes que a ADESEG vai atuar junto aos moradores do Isaias Pereira e demais bairros vizinhos quanto a necessidade de união para fiscalizar a obra, participar da construção da praça e utilizar os recursos que esse equipamento público dispõe de maneira eficaz e duradoura. “Esse modelo de praça permite que os moradores dessas comunidades participem da execução do projeto fiscalizando e opinando quanto aos itens que fazem parte da obra. Ele requer também que os próprios moradores saibam aproveitar da melhor maneira possível os benefícios que a praça permite. Assim, a Agência de Desenvolvimento vai realizar capacitações junto aos líderes de bairro para que todos possam se unir e aperfeiçoar os conhecimentos a fim de utilizar a PEC de forma eficiente e significativa”.

O presidente da ADESEG Arley Caralho Dias, lembrou que para isso, é importante que todas as pessoas se mobilizem e acreditem no projeto visto que a praça será um benefício para toda a Cidade de Janaúba. “Uma obra dessas vai contribuir para o crescimento não somente desse bairro mas de toda a cidade. Nunca tivemos um local como esse em Janaúba e agora, temos a oportunidade de juntos, atuar para que essa obra seja realizada. Precisamos nos preparar para gerir os recursos que estarão disponíveis para aproveitarmos da melhor forma possível esse benefício que nos é concedido. O investimento na PEC é grande então vamos atuar para que ele seja bem aproveitado e beneficie todo o município”. Segundo o engenheiro da empreiteira responsável, a previsão é de que a obra finalize em um prazo de seis meses a oito meses.

O Prefeito Yuji Yamada ressaltou que um espaço desses permite o lazer e a diversão das famílias de Janaúba além de possibilitar ganho e desenvolvimento para a localidade em que a praça está sendo construída. “Essa praça vai permitir que crianças, jovens, adultos e idosos aproveitem as várias possibilidades que o espaço irá proporcionar. Hoje vivemos na correria do dia-a-dia e nem sempre temos locais em que podemos descansar e aproveitar para encontrar pessoas e ter qualidade de vida. Entendo que a praça vai proporcionar esses momentos para os cidadãos além de permitir que mais desenvolvimento aconteça nessa região. Vamos continuar trabalhando e buscando por projetos e investimentos que viabilizem mais melhorias estruturais para essa região e para toda a cidade”.