Notícias

SINE DE JANAÚBA COMEMORA O DIA DO TRABALHADOR COM CAPACITAÇÃO

Para estimular emprego e renda, o Sistema Nacional de Emprego (SINE) de Janaúba, em parceria com o SENAR Minas e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Janaúba, realizou, nos dias 30/04/ e 01/05 o curso de capacitação em “Beneficiamento Primário de frutas”. No curso, os alunos desenvolveram a produção de polpas de frutas, com técnicas de higienização e uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI's), tornando-os aptos à fabricação própria para revendas, além de poder trabalhar em restaurantes, lanchonetes, fábricas de alimentos, hotéis e outros. Ao final, cada aluno do curso recebeu um chocolate com mensagem motivacional e levou para casa a produção de polpa de frutas que eles fizeram, com o intuito de estimular uma fonte de renda.

O coordenador do SINE, Flávio Mendes, destaca que o SINE vai muito além de serviços como seguro desemprego, carteira de trabalho e intermediação de mão de obra. “Um dos objetivos do SINE Janaúba também é promover a inclusão produtiva, por meio da geração e obtenção de renda, através de cursos e palestras”, explicou.

Para Flávio, é motivo de alegria comemorar o dia do trabalhador oferecendo cursos. “Lembro que quando assumi a unidade do SINE em 2017, eram oferecidos somente serviços de carteira de trabalho e seguro desemprego, e o risco de Janaúba perder o SINE era grande, conforme dados fornecidos pela Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (SEDESE). Hoje contamos com outros serviços como, palestras, cursos, encaminhamento para cursos, troca de PIS, restituição, convocação de candidatos, encaminhamento do trabalhador ao mercado de trabalho além disso, participamos de várias ações sociais na cidade e região entre outros”, enfatizou o coordenador. Flávio aproveita para pedir aos trabalhadores que mudaram de número de telefone, que procurem a unidade para atualização dos dados cadastrais.

O sucesso deste evento só foi possível graças aos parceiros e também à dedicação dos servidores da unidade que não mediram esforços para que cada detalhe saísse conforme o planejado.