DIA “D” DE DIÁLOGO DA BNCC ACONTECE NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE JANAÚBA/MG

O dia 20 de abril 2018 foi a data escolhida como o dia “D”de diálogo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em que todas as escolas municipais de Janaúba/MG paralisaram suas atividades escolares para participarem das discussões e reflexões sobre este documento, promulgado em dezembro de 2017 e que deverá ser implantado a nível nacional. O encontro dos profissionais da escola e da comunidade escolar neste momento foi de extrema importância, pois além de proporcionar conhecimento sobre este documento (BNCC), puderam dar suas opiniões sobre a construção do Currículo no estado de Minas Gerais.

A Secretaria Municipal de Educação de Janaúba encaminhou às escolas orientações e propostas de atividades a serem desenvolvidas no dia “D”: ofícios, vídeos explicativos, slides, etc. O encontro foi marcado com momentos de discussões sobre a BNCC, as 10 competências gerais que “explicitam o compromisso da educação brasileira com a formação humana integral e com a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva” e em torno dos três roteiros de diálogos (Reflexões sobre a educação em nossa escola, cidade e estado; Diretrizes para o ensino dos componentes e etapas; Inclusão, diversidade e temáticas e modalidades da Educação).

A SME de Janaúba, por meio de sua gestora, Luzia Angélica, agradece a participação efetiva de todas as escolas municipais que empenharam e fizeram deste dia um dos vários momentos que teremos para discussão da BNCC, pois estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se esperam que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica. Ela é quem deve direcionar os currículos das redes de ensino e as propostas pedagógicas de todas as escolas, públicas e privadas, da educação infantil ao ensino médio.