Notícias

Módulos sanitários são construídos em casas de comunidades carentes

Para melhorar as condições de moradia, saneamento básico e qualidade de vida de moradores de baixa renda de Janaúba, a Prefeitura Municipal está construindo banheiros sanitários em comunidades rurais e em alguns bairros do município.

Para melhorar as condições de moradia, saneamento básico e qualidade de vida de moradores de baixa renda de Janaúba, a Prefeitura Municipal está construindo banheiros sanitários em comunidades rurais e em alguns bairros do município. Os banheiros, chamados de módulos sanitários, são feitos em casas que passaram por uma triagem denominada diagnóstico Porta a Porta aplicado pela Secretaria de Promoção Social em parceria com o Governo do Estado. Ao todo, 163 módulos já estão sendo implantados atendendo moradores do Barreiro da Raiz, Vila Nova dos Poções, Quem-Quem, Pedra Preta e o Bairro Rio Novo, na Cidade de Janaúba.


Segundo o Engenheiro Civil da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, Danilo Augusto Alves, durante a triagem feita detectou-se as condições de moradia e renda dos moradores e a necessidade da construção desses módulos. “Nas casas visitadas verificou-se o uso de fossas ao invés do banheiro e de situações precárias de moradia. Os moradores beneficiados recebem o banheiro sem nenhum custo, ou seja, eles não pagam pela obra. Os banheiros são construídos a fim de melhorar as condições de saneamento básico daquela família.”.


A construção desses banheiros é financiada pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa) órgão executivo do Ministério da Saúde responsável em promover a inclusão social por meio de ações de saneamento para prevenção e controle de doenças e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (SEDESE), que trabalha para melhorar a qualidade de vida de comunidades de cidades integrando áreas de atuação tais como saneamento, saúde, gestão social, educação e renda. Para esse ano mais 80 banheiros já foram aprovados através do convênio feito e serão construídos em locais a serem definidos. Dessa maneira, mais bairros e comunidades carentes serão atendidos no município.