São João Gorutubano encerra comemorações com chave de ouro

Durante as noites em que foi realizada a festa trouxe de volta para Janaúba o resgate e a valorização da cultura local.

Sete noites, seis shows regionais e quatro nacionais, 27 barracas com comidas e bebidas típicas, 50 pessoas envolvidas durante 64 dias de organização e um público de mais de 15 mil pessoas em cada noite que a festa aconteceu no centro de Janaúba. Esse foi o São João Gorutubano, que com animação, segurança e organização encerrou as comemorações com muitos resultados positivos, sendo um deles, a satisfação da população janaubense que compareceu ao evento e aproveitou as noites de alegria e diversão.

Promovido pela Prefeitura Municipal de Janaúba, por meio da Secretaria de Educação Esporte, Cultura e Lazer, com recurso próprio do município, o São João Gorutubano mostrou para todo o estado o porquê da festa ser considerada uma das melhores festas juninas do Norte de Minas. Esse ano o São João começou com uma novidade: pela primeira vez foi comemorado nos distritos da Vila Nova dos Poções, seguindo pelo Barreiro da Raiz e Quem-Quem. Depois do circuito distritos, no decorrer de quatro noites, o São João teve continuidade no centro de Janaúba onde voltou a ser realizado na Praça da Catedral Sagrado Coração de Jesus atraindo o público janaubense e de cidades vizinhas.

A organização do evento foi feita pelo Departamento de Cultura do Município e contou com a colaboração de professores, alunos e voluntários do Espaço Cultura Central do Brasil que produziram artesanatos em barro, fibra de bandeira, pinturas, telas e 23 mil metros de bandeirolas que coloriram os distritos e a praça da Catedral. Com o resgate da tradição e com a valorização da família Gorutubana, a festa teve a participação da comunidade que pode prestigiar as apresentações das quadrilhas. “O São João Gorutubano significou a volta da força e da presença da família gorutubana tão importante na representação da nossa cultura. Durante dias e noites todos os voluntários que trabalharam para a realização dessa festa se empenharam o bastante para trasnformar o São João Gorutubano na melhor festa junina de Minas Gerais. Foram vários os resultados positivos alcançados, mas registro aqui um dos mais valiosos para quem participou da construção dessa ideia: conseguimos levar para os distritos e para a praça, as famílias de Janaúba, que puderam conferir uma festa feita com muito amor e dedicação trazendo de volta um momento tão importante para nossa cultura”, afirmou o Coordenador do Departamento de Cultura, Ney Barbosa.

Outra novidade foi o Desfile Caipira que teve a participação das escolas do município, de associações e entidades e de um ilustre personagem da história da Cidade de Janaúba: o Gorutubano. Durante o desfile, acompanhado aproximadamente por duas mil pessoas, foram apresentadas músicas e danças típicas, artesanatos, pinturas e imagens que retratam a cultura de Janaúba, além dos tradicionais carros de boi que seguiram pelo asfalto das principais ruas do centro da cidade. Quem assistiu ao desfile pode também se deliciar com a culinária característica das festas juninas: doces, bolos e biscoitos foram feitos pela comunidade e distribuídos ao longo do caminho.

Para o próximo ano, a Prefeitura Municipal de Janaúba espera realizar um evento ainda melhor atendendo também a outras comunidades e distritos. Para animar ainda mais a festa, as quadrilhas dos bairros voltarão a se apresentar e, para fazer bonito, os ensaios das danças começarão ainda esse ano. Satisfeito com o resultado do evento, o prefeito Yuji Yamada agradeceu a população que acolheu o São João Gorutubano e reafirmou seu compromisso com o município. “Agradeço a todos que participaram da organização e realização do São João Gorutunano e a toda a sociedade que prestigiou a nossa festa. Trabalhamos para levar a todos uma festa bonita e segura, que resgatou a cultura do gorutubano, figura importante para a história de Janaúba. Vamos continuar trabalhando para que os próximos anos, esse evento seja ainda melhor”, concluiu o Prefeito.