Hospitais de Janaúba ganham Autoclaves

Equipamentos de esterilização irão proporcionar mais conforto e segurança aos pacientes e profissionais da saúde.

Roberta Bertolusci

Os hospitais Regional e Fundajan foram beneficiados com o Programa Energia Inteligente, desenvolvido pela Cemig e o Governo de Minas. O investimento total do projeto na cidade é de R$ 360 mil e contempla a instalação de autoclaves nas referidas instituições hospitalares. Os novos equipamentos para o processo de esterilização foram entregues, na última sexta-feira, durante cerimônia realizada nas dependências do Hospital Regional. O evento contou com as presenças do Coordenador Estadual do Programa Energia Inteligente, Higino Zacarias e do deputado estadual, Luiz Henrique, que repassaram os documentos fiscais dos aparelhos para o prefeito de Janaúba, Yuji Yamada, entregando, oficialmente, as autoclaves. Também participaram da cerimônia representantes dos hospitais Fundajan e Regional, profissionais da saúde, secretários municipais, vereadores e representantes de instituições locais.
Através do Programa Energia Inteligente, a Cemig fez a substituição de uma autoclave no hospital Fundajan e duas autoclaves no hospital Regional, levando mais modernidade, eficiência e qualidade no trabalho dos profissionais da saúde. A finalidade do programa é garantir mais segurança para os processos de esterilização, diminuindo os riscos de infecção hospitalar. Outro benefício é a redução nos custos de de energia, disseminando o consumo consciente na instituição. Segundo estimativas da Cemig, a economia anual nas contas de energia do hospital Fundajan será de R$ 28 mil e no Regional em torno de R$ 42 mil de redução nos custos de energia elétrica. Recursos que poderão ser investidos em outras melhorias no ambiente hospitalar.
De acordo com o coordenador estadual do Programa Energia Inteligente, Higino Zacarias, os médicos, funcionários e pacientes sairão ganhando pois o tempo de internação e os demais procedimentos cirúrgicos serão reduzidos. Segundo ele, as novas autoclaves esterilizam em menor tempo e com maior eficácia.