Passeata pelo dia Internacional de Combate às drogas é realizada em Janaúba

O evento foi realizado no centro da cidade e teve a participação da sociedade que luta contra o uso de drogas no município.

A Prefeitura Municipal de Janaúba através do Conselho Municipal Antidrogas (COMAD), vinculado a Secretaria Municipal de Saúde realizou na última quarta-feira, 26 de junho, uma caminhada pelo Dia Internacional de Combate às Drogas no centro de cidade. Ao sair da Praça do Cristo em direção a Avenida do Comércio, os participantes utilizaram de faixas, adesivos e som para alertar a população quanto à necessidade de se combater o uso de substâncias químicas. A passeata contou com a participação de autoridades e profissionais que atuam na prevenção de uso e combate as drogas, insituições de ensino, professores e alunos de escolas municipais e estaduais, da Guarda Mirim, do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) e da população janaubense.

A Prefeitura através da Secretaria de Saúde e do COMAD tem buscado apoio da população na aderência a essa luta. No dia 20 de junho, durante a I Audiência Pública pelo Combate e Prevenção ao Uso e Abuso de Drogas, feita pela Câmara Municipal de Vereadores, junto com autoridades e comunidade, a Secretária de Planejamento, Débora Zdradek de Mello, citou ações desenvolvidas relacionadas ao atendimento de usuários e famílias. “Atualmente a Rede de Assistência ao Usuário de Drogas do município dispõe de três serviços que realizam atendimento ao usuário de álcool, crack e outras drogas. Esses atendimentos são feitos no Centro de Atenção Psicossocial Adulto (CAPS II); Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil (CAPSi); Comunidade Terapêutica “Fazendinha Irmã Erlinda”; Unidade de Acolhimento Infanto Juvenil (UAI); Unidade de Estratégias de Saúde de Família (ESF); Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) ;Centro de Referência da Assistência Social (CRAS Sul e CRAS Norte) e Centro de Referência Especializada da Assistência Social (CREAS). As unidades possuem profissionais capacitados para atender aos usuário e familiares combatendo e prevenindo o uso de drogas na sociedade ”.

Segundo o Coordenador de Saúde Mental do município, Daniel Martins, Janaúba aguarda ainda a implantação de outros três serviços já pactuados que auxiliarão a rede no tratamento, recuperação e reinserção social do usuário. Dentre os serviços estão os leitos psiquiátricos para atendimento de casos mais graves; CAPS AD, que irá atender especificamente ao usuário de álcool, crack e outras drogas, tendo uma equipe especializada no tratamento, recuperação e reinserção social; e o Consultório na Rua, que já se encontra em fase de implantação. “O Consultório na Rua é composto por uma equipe volante que irá atender a demanda de moradores de rua em todas as suas particularidades. O público-alvo para esse atendimento são as pessoas que se encontram no território, e que não buscam auxílio no PSF. Uma parcela significativa desse público é o usuário de drogas pois vai as ruas para poder fazer uso de substâncias químicas e acabam vulneráveis socialmente bem como e questões relativas a saúde”.

Os serviços de Saúde Mental se instalam no município como serviço substitutivo ao modelo manicomial e excludente (como as internações compulsórias), tendo como norteador do tratamento, um projeto terapêutico elaborado individualmente proporcionando melhores tratamentos para o usuário junto à família. Esses tratamentos são feitos através de oficinas terapêuticas representando dispositivos da produção psíquica, promovendo espaço para a inclusão social e participação mais ativa do usuário resgatando a autonomia de indivíduo em favor da cidadania diante das atividades e das relações que ali se estabelecem.