São João Gorutubano: uma das melhores festas juninas do Norte de Minas

Cerimônia de abertura contou com a presença de líderes políticos, autoridades e da população janaubense que prestigiou a primeira noite do evento.

As bandeirolas colorem a Praça da Catedral se misturando aos artesanatos que decoram o espaço. Barraquinhas com comidas e bebidas típicas atraíram os visitantes que prestigiaram o primeiro dia de São João Gorutubano no centro da Janaúba. A festa que pela primeira vez foi realizada nos distritos da Vila Nova dos Poções, Barreiro da Raiz e Quem-Quem, começou na última quinta-feira, 27 de junho em Janaúba e vai até domingo, dia 30. Participaram da cerimônia de abertura, o Prefeito Yuji Yamada acompanhado da primeira-dama Neuza Yamada, o Deputado Estadual Luiz Henrique, o Presidente do PMDB Adauri Cordeiro, representando o Deputado Federal Saraiva Felipe, os Secretários e Vereadores do Município, as autoridades de Janaúba e a população janaubense.

Ao som da Banda Católica Mundo Novo, cujo vocalista é o Secretário de Estado de Esportes e da Juventude, Eros Biondini, os presentes aproveitaram uma noite animada e pacífica. Para garantir a segurança durante o evento a festa conta com seguranças e com a presença da Polícia Militar e Civil. Em sua fala, o Comandante da Campanhia Independente da Polícia Militar, Tenente Coronel Klévison Pires Martins, reafirmou a parceria da polícia com o São João e garantiu segurança a todos durante os quatro dias de evento. “Ao parabenizar o Prefeito Yuji Yamada e os responsáveis pela realização dessa festa afimirmo que a fim de garantir a segurança da população a Polícia Militar e Civil estará presente durante todos os dias de evento. Assim, desejo a todos que aproveitem o São João Gortubano com muita paz e alegria”.

A decoração do espaço e a organização do São João Gorutubano foram feitas pelo Departamento de Cultura do Município que, desde o mês de março, se mobilizou para deixar os distritos e a praça prontos para receber à população. O Coordenador do Departamento de Cultura Ney Barbosa falou sobre a realização do evento e agradeceu a todos os envolvidos. “Quando decidimos fazer o São João Gorutubano nos empenhamos para levar a todos uma festa de qualidade resgatando a cultura da nossa região. Nosso São João começou na noite do dia 15 de junho, quando pela primeira vez foi realizado no distrito da Vila Nova dos Poços sendo comemorado também, nos dias 22 e 23, no Barreiro da Raiz e no Quem-Quem, respectivamente. Por isso agradeço a toda equipe da Prefeitura Municipal que acreditou no nosso trabalho e ao Padre Henrique, que apoiou a nossa ideia de voltar a realizar o São João Gorutubano na Praça da Catedral Sagrado Coração de Jesus. Agradeço a comunidade janaubense por prestigiar o São João e a Polícia por garantir a segurança de todos. Aos Deputados que ajudaram a realizar a nossa festa deixo aqui o meu muito obrigado. A todos os colaboradores, alunos e voluntários do Espaço Cultural Central do Brasil que se dedicaram durante 64 dias para tornar realidade à volta do São João Gorutubano eu agradeço pela união e pelo empenho e parabenizo pelo maravilhoso trabalho que foi feito”.

O Coordenador disse ainda que para o próximo ano pretende realizar o São João Gorutubano em mais distritos de Janaúba. Para isso ele conta com a parceria do Deputado Luiz Henrique que reafirmou seu apoio e atenção voltados para Janaúba. “O São João Gorutubano é uma festa feita com muito carinho para todos do município e que tem uma relevante importância para essa região. Garanto meu apoio a essa festa, bem como as obras e trabalhos que temos desenvolvido, ao lado do Prefeito Yuji, para o crescimento de Janaúba. Espero que esse seja apenas um de muitos outros momentos que os janaubenses poderão comemorar grandes feitos para esta cidade”, disse o deputado.

O São João Gorutubano é um evento feito pela Prefeitura Municipal de Janaúba para todo o município. A festa que é considerada uma das melhores festas de São João do Norte de Minas, valoriza a cultura do gorutubano, personagem que faz parte da história de origem e crescimento do município. Em sua fala iniciando as comemorações o Prefeito Yuji Yamada agradeceu a todos que trabalharam para realizar o São João Gorutubano, e lembrou que esse evento é feito para toda a população. “Fico muito feliz e orgulhoso de ver esta festa acontecendo e parabenizo todas as pessoas envolvidas na organização e realização do São João. Comemoramos aqui o resgate da cultura dessa cidade. Essa é uma festa feita para homenagear a grande família gorutubana. A todos as autoridades presentes, aos vereadores, deputados e as famílias que aqui estão eu desejo uma ótima festa”, concluiu o prefeito.