Poços tubulares são perfurados em Janaúba para atender instituições e comunidades

Através da parceria com a Codevasf, a Prefeitura Municipal de Janaúba já conta com três poços legalmente liberados para perfuração.

Na última teça-feira, 18 de Junho, começou a ser perfurado no Asilo São Vicente de Paula um poço tubular. O poço foi cedido pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) e está sendo legalmente implantado pela Prefeitura Municipal de Janaúba através da Secretaria de Agronegócio e Desenvolvimento Sustentável. Após a perfuração e equipagem, a água do poço será testada e avaliada para se saber qual será a sua utilização. No Asilo, a previsão é de que a água poço seja utilizada nas atividades de manutenção e limpeza do local.

O diretor do Asilo São Vicente de Paula, Expedito Rodrigues, explica que o poço tubular irá beneficiar não apenas a instituição mas também toda a comunidade do Bairro Dente Grande. “A água do poço representa economia expressiva nos gastos do Asilo. Depois de pronto para uso do poço, saindo tudo como planejado, teremos uma redução de quase 70 % dos custos. Além de benefícios para a instituição o poço tubular também beneficiará o bairro no qual estamos inseridos. Nossa região vive hoje uma situação de seca que é preocupante a todos, e o poço pode vir a ser útil para todos da nossa comunidade”. Hoje o Asilo São Vicente de Paula conta com uma equipe de 20 colaboradores que atendem 38 idosos.

O Secretário de Agronegócio e Desenvolvimento Sustentável, José Claudio de Azevedo (Cacau), ressaltou que a parceria com a Codevasf permitiu que este poço, idealizado desde o início do ano, fosse implantado. Para o município outros dois poços já foram liberados e regularizados estando também em fase de perfuração. “A Codevasf é nossa grande parceira nessa ação e desde Janeiro desse ano nossa secretaria tem trabalhado para realizar toda a parte burocrática dos poços. O do Asilo São Vicente já está sendo perfurado para que a água seja utilizada pela entidade. Além dele, já começou também a perfuração do poço do Aterro Sanitário e, logo em seguida, será a vez da comunidade Jataí receber um poço tubular”. Segundo Cacau, a Secretaria já tem projetos para outros poços que deverão ser instalados em outros locais do município já definidos.