SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DESENVOLVE SEMANA DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL

A Prefeitura de Janaúba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, ao considerar que, no período de carnaval, a cidade recebe muitos visitantes, sendo que este pode também ser um fator que contribui para o aumento de casos de diversas doenças e, com objetivo de prevenir essas doenças e proteger a saúde, desenvolveu, no período de 06 a 11/02/2018, várias ações.

Nos dias 06, 07 e 08, conscientização porta a porta quanto ao combate e controle do mosquito Aedes aegypti, spot de alerta à população, blitz educativa com orientação e panfletagem.
No dia 09/02, de 16h às 20h, uma ação saudável, composta por diversas atividades, chamou a atenção de viajantes e moradores, no entorno do Posto Janaúba e Posto Rota do Sol com: aferição da pressão arterial, vacinação, testes rápidos para DSTs, orientação sobre álcool e outras drogas, dengue, chikungunya, zika e distribuição de preservativos.
Nos dias 10 e 11 a ação consistiu em distribuição de preservativos, para os foliões, na Praia do Copo Sujo, bem como primeiros socorros em casos necessários.

Estiveram envolvidos nestas ações os serviços de Vigilância em Saúde, CEREDI (Centro de Referência em Doenças Infecciosas), Atenção Básica, CAPS AD, Consultório na Rua, sob gerenciamento e apoio da Mobilização Social e Educação em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde. As ações contaram também com a participação da Guarda Mirim.

Ações como essas proporcionam proteção à saúde, prevenção às doenças e mobilizam a sociedade para o autocuidado, manejo ambiental adequado e a responsabilidade compartilhada do poder público e de cada cidadão.