São João Gorutubano é realizado nos distritos e no centro de Janaúba

A festa que volta a acontecer na Praça da Catedral resgata a cultura local e será realizada também nos distritos do município.

Quadrilhas, comidas e bebidas típicas, música e muita cultura tomam conta de Janaúba no mês de junho. Começa a temporada de festas juninas na cidade entre elas está o São João Gorutubano. A festa estende as fronteiras e pela primeira vez será comemorada também nos distritos da Vila Nova dos Poções, Quem-Quem e Barreiro da Raiz. Depois a festa volta para o centro de Janaúba, onde acontecerá na Praça Maurício Augusto de Azevedo, conhecida como Praça da Catedral.

A ideia de levar o São João Gorutubano para os distritos faz parte da proposta de integrar as comunidades e oportunizar que todos desfrutem do São João. “Entendemos que se faz necessário interagir com as comunidades do município também no que se refere a cultura, assim como tem sido feito nos demais setores. Por isso, pela primeira vez, o São João Gorutbano é realizado nos distritos de Janaúba. As noites destinadas a cada um deles terão barraquinhas com comidas e bebidas típicas, bandas regionais de forró e seguranças para proporcionar uma festa tranquila e divertida a todos. Toda a decoração para enfeitar e deixar o São João Gorutubano bonito, foi feita pelas artesãs, professoras, alunos e voluntários do Espaço Cultural Central do Brasil. Nos organizamos para termos uma estrutura adequada que atenda a população e esperamos com isso levar uma festa de qualidade a todos,” informou o Coordenador do Departamento de Cultura de Janaúba, Ney Barbosa.

Após a realização nos distritos, a festa continua na cidade. Serão quatro noites com bandas, comidas e bebidas. Outra novidade na programação são as apresentações das quadrilhas que esse ano retornam ao São João Gorutubano, como o Coordenador. “Há bastante tempo às quadrilhas não se apresentam na festa. Esse ano elas voltam a brilhar nas noites de São João. Além disso teremos uma outra novidade: um desfile caipira será realizado no dia 26 de Junho, onde alunos das escolas municipais vão desfilar pelas ruas de Janaúba. A iniciativa busca interação da comunidade através das escolas resgatando a cultura local”. O desfile sairá do Parque de Exposição Waldir Nunes da Silva, as 16 horas, e seguirá pelas principais ruas da cidade até a Praça da Catedral, onde a festa acontece. Para essa edição, o São João Gorutubano será feito em circuito fechado, e terá seguranças com detectores de metal. A entrada é gratuita. Confira a programação:

Circuito Distritos

15/06 Vila Nova dos Poções – Banda Capim Guiné com Roberto Reis

22/06 Barreiro da Raiz – Forró Uai

23/06 Quem-Quem – Forró Massa

Centro de Janaúba: Praça Maurício Augusto de Azevedo (Praça da Catedral)

27/06 - Show contemplando a comunidade católica – Eros Biodini e a Banda Mundo Novo

28/06 - O Forró animado do Xote Coladinho

29/06 – Pé de Serra do grupo Balança Pança