SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE MELHORA ESTRATÉGIA PARA PREVENIR A FEBRE AMARELA NO MUNICÍPIO

Sempre foi rotina das salas de vacina do município a vacinação contra a febre amarela. Havia um cronograma no qual cada dia da semana as Unidades Básicas de Saúde, em revezamento, realizavam o procedimento de forma a não haver desperdício de doses desta vacina, visto que, a mesma só poderá ser administrada no período de 06 horas após a abertura do frasco, que contêm 10 doses.

Como estratégia de melhorar cada vez mais a imunização, esse cronograma foi ampliado, sendo que todas as UBSs realizam a aplicação da vacina, todos os dias, pela manhã, enquanto houver frascos no estoque. O Setor de Vigilância Epidemiológica do município cuidará para que não falte o imunobiológico. No entanto, depende da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros que, por sua vez, depende da Secretaria de Estado da Saúde, a liberação da quantidade de doses.

Ressaltamos que Janaúba não está na área de risco, no entanto, toda pessoa de 09 meses a 59 anos que ainda não foi vacinada ou que não tem o comprovante, deve tomar a vacina. Lembramos ainda que toda pessoa que possui o cartão comprovando que tomou uma dose da vacina já se encontra imunizado e não necessita de reforço. Os idosos acima de 60 anos somente serão vacinados com prescrição médica. Para maiores esclarecimentos, procure sua Unidade Básica de Saúde, munido do cartão de vacina. Caso não o possua, converse com seu enfermeiro e tudo será feito conforme protocolo do Ministério da Saúde. A VACINA EM EXCESSO TAMBÉM FAZ MAL.

Além da imunização, outros cuidados são importantes como não deixar água parada, destinar corretamente o lixo, usar repelentes e evitar locais que propiciam a proliferação de mosquitos.

FAÇA A SUA PARTE PORQUE JUNTOS FAZEMOS MELHOR!