Notícias

Nota de Esclarecimento

A Prefeitura Municipal de Janaúba, vem esclarecer à comunidade janaubense sobre a poda de árvores da Praça Justino Pereira Brito (Praça do Triângulo).

Nota de Esclarecimento                                                                                                                       


A Prefeitura Municipal de Janaúba vem esclarecer à comunidade janaubense sobre a poda de árvores da Praça Justino Pereira Brito (Praça do Triângulo).


Visando combater a infestação de uma planta superior – Struthantus flexicaulis, popularmente denominada Enxerto - de - passarinho, que ataca geralmente as plantas lenhosas, sugando sua seiva ao penetrar no caule, dessa forma, enfraquecendo e prejudicando suas funções orgânicas e promovendo a sua degeneração até a morte, se não for retirada, foram tomadas as devidas medidas fitossanitárias no combate a essa erva invasora e parasitária que já havia matado uma das oito árvores e comprometido 40% de outra, ambas denominadas Cinamomo, do gênero Cinnamomum.


Uma vez que as raízes ou haustórios da citada erva descia em direção aos troncos principais das árvores, faz-se necessário lançar mão de uma poda mais acentuada, já que o combate a árvores adultas é feito única e exclusivamente através da poda que deve ser feita no outono/inverno, quando as plantas perdem parte de suas folhas, tornando mais fácil identificar os galhos contaminados. A técnica de raspagem total dos troncos só é possível em plantas novas, de pequeno porte, ressaltando que o enxerto volta a se desenvolver caso seja deixado uma única raiz ou folha do mesmo.


Por considerar que as árvores são imprescindíveis no contexto vegetal que compõem a paisagem da Praça do Triângulo, bem como das demais, formando um conjunto harmonioso e benéfico ao bem-estar de todos, de modo especial dos que usufruem desse espaço físico, as medidas foram cuidadosamente adotadas e acompanhadas, respeitando-se os critérios de preservação dos elementos vegetativos, dando início, portanto, ao trabalho de revitalização que se faz necessário na Praça Justino Pereira Brito.


O Cinamomo não deixa de ser uma árvore elegante, porém agressiva, sendo capaz de alterar o equilíbrio e a auto sustentabilidade dos sistemas e, acima de tudo, altamente tóxica em suas folhas e frutos, conferindo cuidado especial às crianças para que não venham a ingerir o seu fruto atraente, contudo maléfico a saúde humana.


A poda de limpeza dos Cinamomos foi empregada no sentido de eliminar ramos praguejados e mortos que impedem o desenvolvimento sadio das árvores e para evitar que sua queda coloque em risco a integridade física das pessoas, bem como para impedir o emprego de agrotóxicos no meio urbano, a partir de uma ação ecologicamente correta.


Atenciosamente,


Prefeitura Municipal de Janaúba