Notícias

Escolas de Janaúba recebem palestras e atividades sobre preservação ambiental

O trabalho feito teve como objetivo conscientizar os alunos quanto a necessidade de preservar a natureza e levou conhecimentos sobre os temas debatidos para mais de 800 estudantes.

Com o apoio do Quinto Pelotão de Polícia de Meio Ambiente a Prefeitura Municipal de Janaúba através da Secretaria de Agronegócio e Desenvolvimento Sustentável realizou em escolas de Janaúba trabalhos educativos sobre a preservação ambiental. O trabalho feito teve como objetivo conscientizar os alunos quanto a necessidade de preservar a natureza e levou conhecimentos sobre os temas debatidos para mais de 800 estudantes. Participaram dessa atividade quatro escolas de Janaúba, sendo elas a Escola Municipal Américo Soares, a Escola Municipal Emídio Pereira da Silva, a Escola Estadual Barão do Gorutuba e o Colégio Prêmio. O trabalho feito fez parte do cronograma de ações em comemoração ao dia Mundial do Meio Ambiente, cinco de junho.


Através de palestras o Soldado Quadros passou informações sobre os crimes ambientais ocorridos na região como tráfico de animais, queimadas, desmatamentos e carvoejamentos (queima ilegal de carvão). Animais empalhados foram expostos aos alunos a fim de alertar sobre a necessidade de combater a apreensão ilegal de animais silvestres e atuação contínua da polícia para manutenção da fauna brasileira. Para interagir com o público de estudantes e repassar os temas proposto também foram feitas apresentações com fantoches pelo ventríloquo Fernando Gonçalves que há mais de 16 anos atua na defesa do meio ambiente.


O Comandante do Quinto Pelotão de Polícia de Meio Ambiente Tenente João Geraldo Magalhães falou sobre a parceria feita com a Secretaria e ressaltou que trabalhos como esses são de extrema importância para se criar uma consciência ambiental entre os estudantes. “Em comemoração à semana do meio ambiente, o Quinto Pelotão de Polícia de Meio Ambiente em parceria com a Secretaria Municipal iniciou uma série de palestras sobre o tema, em escolas particulares e públicas, atingindo um público de várias faixas etárias. Além da apresentação do Soldado Quadros da Polícia de meio ambiente, houve também a apresentação de Bonecos de fantoche do civil Fernando, que abrilhantou ainda mais os eventos. As apresentações foram muito bem feitas, com uma dinâmica diferente e ainda teve exposição de animais empalhados da fauna silvestre local. As apresentações visaram à conscientização ambiental do público escolar, fomentando-o sobre a necessidade de que  todos tenham no dia a dia,  atitudes sustentáveis visando à preservação da fauna, flora e dos recursos naturais renováveis”. 


O Secretário de Agronegócio e Desenvolvimento Sustentável, José Cláudio de Azevedo participou das ações nas escolas e reafirmou o compromisso da Secretária em promover a preservação ambiental na cidade. Na ocasião ele agradeceu o apoio dado pela polícia e pelas escolas que se prontificaram e realizar as atividades. “Estamos trabalhando para levar aos alunos do nosso município a importância de se preservar o meio ambiente e gerar o desenvolvimento sustentável em nossa região. A participação da Polícia e das Escolas engradece nossas ações que tem assim resultados efetivos. Esse tipo de atividade possibilita além de conhecimentos, a interação social visto que conseguimos mobilizar os estudantes de nossa cidade tanto da rede pública de ensino quanto da privada. Mais ações como essa serão desenvolvidas a fim de dar continuidade ao trabalho que temos feito em Janaúba, podendo assim, agregar mais escolas parceiras,” concluiu o Secretário.