Notícias

Prefeitura de Janaúba realiza trabalho educativo sobre combate a dengue

Atividade feita em escolas da cidade permitiu a interação de estudantes que desenvolveram poesias sobre o combate a dengue.

A Prefeitura Municipal de Janaúba realizou a entrega dos prêmios para os participantes do concurso de poesia “Minha Mãe Combate a Dengue”, iedalizado pela Secretaria Municipal de Saúde através do Setor de Vigilância Ambiental e Controle de Endemias. O concurso teve por objetivo mobilizar alunos, família e toda a comunidade escolar para o combate e prevenção a dengue, além de prestar homenagem às mães no mês dedicado a elas. Participaram do concurso alunos da rede pública de ensino que desenvolveram as poesias sobre o tema proposto.


Divido em duas categorias: alunos do 1º ao 5º ano; e do 6º ao 9º ano; o concurso premiou os três primeiros colocados de cada categoria. Os critérios utilizados foram a mensagem educativa, a criatividade, a ortografia e estética do texto. As poesias foram avaliadas por sete profissionais sendo eles da saúde, educação e sociedade civil. Durante a cerimônia a Coordenadora de Educação em Saúde e Mobilização Social, Idalice de Souza agradeceu a todos os envolvidos na realização da atividade: pais, alunos, educadores, colegas da secretaria e parceiros que apoiaram e acreditaram nessa ação. “Agradeço de coração a todos que colaboraram para que pudéssemos hoje concluir mais um trabalho de sucesso. Aos colegas de trabalho, ao Prefeito e a Secretária Municipal de Saúde, e aos parceiros que nos ajudaram a realizar todo esse trabalho fica aqui o meu agradecimento. Em especial, agradeço também aos participantes de outros municípios que aderiram ao nosso projeto: Nadiany Souza Silva – filha de Aparecida Moreira de Souza Silva e aluna da Escola Estadual Joaquim Teixeira de Brito em Catuti e Esther Évelin de Freitas Viana – filha de Doricélia de Freitas Andrade e aluna da Escola Estadual Professora Marlene Carmo em Rio Pardo de Minas, o meu muito obrigado pela interação de vocês com esse projeto e por virem a Janaúba participar desse momento tão especial”.


A Secretária Municipal de Saúde, Lara Jamille também agradeceu a participação de todos e lembrou que o trabalho de combate a dengue tem surtido efeito no município uma vez que Janaúba teve redução no número de casos da doença nos últimos cinco meses. Na ocasião ela ressaltou que todas as ações feitas tem dado a Janaúba o reconhecimento merecido, como por exemplo, o prêmio recebido da Associação dos Municípios Mineiros (AMM) que destacou a cidade como um dos três municípios do estado de Minas que atuam efetivamente contra a doença. “Com a integração das Secretarias de Saúde, de Educação e de Obras que atuaram na conscientização nas escolas, praças e ruas dos bairros da cidade com mutirões para coletas de lixo, campanhas e blitz educativa, dentre outros temos conseguido mobilizar a sociedade e combater a dengue. A união de todos é de real necessidade para que juntos possamos atuar na melhoria da qualidade de vida da população. Como resultado do nosso trabalho Janaúba foi agraciada com um prêmio que valoriza e reconhece o trabalho eficaz que temos feito no combate a dengue. Isso é reflexo do esforço de toda uma equipe de trabalho e esperamos continuar atuando para mais resultados positivos para o município e para a sociedade”.


O Prefeito Yuji Yamada também falou sobra a realização do concurso e lembrou que incentivar as crianças a escreverem, principalmente sobre um tema tão importante, possibilita o desenvolvimento de cada uma delas além de permitir o entendimento sobre a necessidade de combater a dengue. “Fico muito feliz em ver um trabalho como esse acontecendo, pois ele reúne toda a família que se envolve em uma ação tão necessária como essa: combater a dengue. Mais do que isso, esse trabalho também influencia os estudantes a aprimorarem a leitura e a escrita, o que é bastante necessário para que cada um aprenda ainda mais. A participação das mães demonstra mais uma vez como ter a família presente favorece o crescimento dessas crianças de toda a comunidade. A todos que participaram desse projeto, deixo os meus parabéns e o meu agradecimento”.


Em seguida, as crianças receberam os prêmios referentes a cada categoria e assistiram a apresentações de teatro e música com o tema do concurso. Com os presentes doados pelos parceiros do projeto, todos os participantes ganharam lembranças, inclusive as mães que foram agraciadas e homenageadas. Após as homenagens, os alunos leram as poesias vencedoras. Os trabalhos participantes do concurso estão em uma cartilha feita pela Secretaria e distribuída para toda a sociedade.