SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ENCERRA O MÊS DE OUTUBRO COM PALESTRA SOBRE CÂNCER DE MAMA

A Prefeitura de Janaúba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu, no último dia 31, o evento de encerramento da campanha Outubro Rosa de 2017. O auditório da Superintendência Regional de Ensino foi o local de uma palestra destinada aos profissionais da saúde, com o objetivo de capacitá-los.

O evento contou também com a presença do prefeito de Janaúba, Carlos Isaildon Mendes e da Superintendente Regional de Ensino Veraci de Souza Jácome. Após a abertura oficial, 02 pacientes, em tratamento do câncer de mama acompanhadas pelo Centro Estadual de Atenção Especializada (CEAE) deram testemunho sobre o acolhimento recebido e a força que encontram umas nas outras através do Grupo Amigos da Mama. “A fé em Deus, o bom atendimento e a união entre o grupo nos motivam a vencer essa terrível doença que é o câncer” disse uma das pacientes em seu depoimento. Houve também uma apresentação musical com distribuição de flores.

Depois desse momento de acolhida e sensibilização, a enfermeira, Karla Karoline Alves Dourado, apresentou os dados epidemiológicos dos casos de câncer de mama, acompanhados pelo CEAE de Janaúba. Em seguida, a membro júnior da Sociedade Brasileira de Oncologia clínica, desde 2014 experiência como oncologista clínica no Instituto Conquistense de Oncologia Clínica (ICON) em Vitória da conquista/BA de 2016 a agosto de 2017, membro titular da Sociedade Brasileira de Cancerologia e atuante no Oncovida – Centro Unificado do Tratamento do Câncer em Montes Claros, Dra. Viviany Silva Ribeiro, ministrou palestra sobre o câncer de mama.

O movimento do Outubro Rosa surgiu nos Estados Unidos na década de 1990 para estimular a participação popular no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com objetivo de promover a conscientização sobre a doença e compartilhar informações sobre o câncer de mama, que representa o principal tipo de câncer na mulher e é a segunda doença que mais causa morte de mulheres no Brasil.