Presidente da Codevasf assina ordem para início de obras no Projeto de Irrigação Gorutuba

Prefeito de Janaúba, Carlos Isaildon Mendes, participou da solenidade, realizada ontem (30)

O presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Avelino Neiva, em solenidade realizada ontem (30), na cidade de Nova Porteirinha, assinou uma ordem para retomada oficial das obras de implantação do sistema de tubulação do Projeto Público de Irrigação Gorutuba. A obra busca a modernização do projeto, com a substituição de cerca de 56 quilômetros de canais abertos por sistemas de tubulação. Serão investidos, no total, R$ 50 milhões do governo federal, por meio da Codevasf. A opção por implantar um sistema mais moderno e eficiente, como o de tubulação, possibilita aos produtores rurais uma maior economia de água e a diminuição nos gastos com manutenção da infraestrutura de uso comum do perímetro.

O prefeito de Janaúba, Carlos Isaildon Mendes, participou do ato solene, juntamente com outras autoridades, como os assessores da Presidência da Codevasf, Guilherme Almeida, Athadeu Ferreira e Allan Vinícius Barbosa; o chefe de gabinete da Superintendência Regional em Minas, Fernando Britto; os deputados federais Saraiva Felipe, Rodrigo de Castro e Raquel Muniz; prefeitos; vereadores; lideranças comunitárias e produtores rurais da região, além de técnicos da empresa.

O Projeto Gorutuba é um importante meio para o desenvolvimento econômico da agricultura regional, com 4,7 mil hectares de área irrigada. Ele é responsável por gerar cerca de 10 mil empregos, diretos ou indiretos, com destaque para a produção de banana, o que equivale a 70% da área plantada.