Janaúba recebe Etapa Microrregional dos Jogos Escolares de Minas Gerais

Durante os Jogos mais de 30 escolas representando 14 municípios da região competem nas modalidades de basquete, futsal, handbol, vôlei e xadrez.

Camila Guimarães/AscomPMJ

Começou no dia 22 de maio a etapa Microrregional dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) em Janaúba, cidade sede do evento. A Abertura dos jogos aconteceu no Centro Cultural Marly Sarney e contou com a presença de autoridades e dos atletas das delegações esportivas. O Minas Olímpica/Jogos Escolares de Minas Gerais é o maior e o mais importante programa esportivo-social do Estado. Participam do JEMG alunos-atletas do ensino fundamental e médio, dos 853 municípios mineiros inscritos e mais de 1500 escolas. A competição acontece em 51 sedes de várias regiões de Minas. Durante as competições Janaúba é representada por atletas de escolas municipais e estaduais do município. Os jogos acontecem no Ginásio Poliesportivo Dr. Paulo Viana Esteves, no Caiçara Praia Clube, na Escola Estadual Maurício Augusto de Azevedo e na Escola Estadual José do Gorutuba até o dia 26. Durante os Jogos, mais de 30 escolas representando 14 municípios da região competem nas modalidades de basquete, futsal, handebol, vôlei e xadrez.

Dentre as autoridades presentes estavam o Prefeito de Janaúba Yuji Yamada, a Secretária de Planejamento Débora Zdradek de Mello, a Secretária Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Marta Guimarães, o Coordenador do Departamento de Esportes, Bráulio Magno, a Supervisora da Superintendência Regional de Ensino (SRE), Rosilene Aparecida Silva Alves, o Prefeito da cidade de Pai Pedro, Eujácio Rodrigues e a representante do Secretário de Estado de Esportes e da Juventude, Eros Biondini, a senhora Cibele Castro que participaram da cerimônia de abertura e deram boas vindas e boa sorte aos competidores.

Em sua fala, a Secretária Maria Marta agradeceu e parabenizou todos os envolvidos para a realização dos jogos ressaltando a importância da competição. “Quero deixar registrado meu agradecimento a todos os profissionais da Secretaria Municipal de Educação e da Prefeitura Municipal que trabalharam para que a abertura do JEMG, a realização dos jogos e e a estadia dos atletas que visitam Janaúba seja feita com a qualidade e a organização que esse evento merece. Agradeço também a Superintendência Regional de Ensino, Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (SEJE)e a organização dos Jogos por possibilitarem que Janaúba seja sede da competição. Entendemos como de suma importância a participação de nossos alunos em atividades esportivas e sabermos o quanto é enriquecedor para os mesmos poderem estar hoje disputando mais uma fase dos Jogos Escolares. A todos eu desejo boa sorte, e que vençam as equipes merecedoras,” concluiu Maria Marta.

O aluno-atleta da Escola Estadual José do Gorutuba, Marcos Vinicius de Jesus Ferreira, foi o responsável por conduzir a tocha que acendeu a Pira Olímpica, mantida acesa durante os dias de competição. Em seguida, foi a vez do estudante da Escola Municipal Madre Cândida Maria de Jesus, Romário Correia de Aquino, fazer o Juramento do Atleta. Após o juramento, o Prefeito Yuji falou aos presentes sobre a realização dos Jogos em Janaúba .“É com grande honra que Janaúba sedia mais uma vez a Fase Microrregional dos Jogos Escolares de Minas Gerais. Janaúba recebe com muito carinho, dedicação e hospitalidade os municípios vizinhos. Toda equipe de funcionários desta Administração não medirá esforços para que esse evento seja realizado de maneira grandiosa. Aos atletas, desejo boa sorte e que vocês possam competir com garra e coragem para vencer as partidas disputadas.” Após sua fala o prefeito declarou oficialmente aberto os jogos e pode assistir, junto com os demais participantes da cerimônia, a apresentação do grupo de dança da APAE de Janaúba, coordenado pela professora e coreografa Edinilva Batista, que emocionou a todos sendo aplaudido de pé pelos presentes.