Notícias

Janaúba recebe Etapa Microrregional dos Jogos Escolares de Minas Gerais

Durante os Jogos mais de 30 escolas representando 14 municípios da região competem nas modalidades de basquete, futsal, handbol, vôlei e xadrez.

Camila Guimarães/AscomPMJ


Começou no dia 22 de maio a etapa Microrregional dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) em Janaúba, cidade sede do evento. A Abertura dos jogos aconteceu no Centro Cultural Marly Sarney e contou com a presença de autoridades e dos atletas das delegações esportivas. O Minas Olímpica/Jogos Escolares de Minas Gerais é o maior e o mais importante programa esportivo-social do Estado. Participam do JEMG alunos-atletas do ensino fundamental e médio, dos 853 municípios mineiros inscritos e mais de 1500 escolas. A competição acontece em 51 sedes de várias regiões de Minas. Durante as competições Janaúba é representada por atletas de escolas municipais e estaduais do município. Os jogos acontecem no Ginásio Poliesportivo Dr. Paulo Viana Esteves, no Caiçara Praia Clube, na Escola Estadual Maurício Augusto de Azevedo e na Escola Estadual José do Gorutuba até o dia 26. Durante os Jogos, mais de 30 escolas representando 14 municípios da região competem nas modalidades de basquete, futsal, handebol, vôlei e xadrez.


Dentre as autoridades presentes estavam o Prefeito de Janaúba Yuji Yamada, a Secretária de Planejamento Débora Zdradek de Mello, a Secretária Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Marta Guimarães, o Coordenador do Departamento de Esportes, Bráulio Magno, a Supervisora da Superintendência Regional de Ensino (SRE), Rosilene Aparecida Silva Alves, o Prefeito da cidade de Pai Pedro, Eujácio Rodrigues e a representante do Secretário de Estado de Esportes e da Juventude, Eros Biondini, a senhora Cibele Castro que participaram da cerimônia de abertura e deram boas vindas e boa sorte aos competidores.


Em sua fala, a Secretária Maria Marta agradeceu e parabenizou todos os envolvidos para a realização dos jogos ressaltando a importância da competição. “Quero deixar registrado meu agradecimento a todos os profissionais da Secretaria Municipal de Educação e da Prefeitura Municipal que trabalharam para que a abertura do JEMG, a realização dos jogos e e a estadia dos atletas que visitam Janaúba seja feita com a qualidade e a organização que esse evento merece. Agradeço também a Superintendência Regional de Ensino, Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (SEJE)e a organização dos Jogos por possibilitarem que Janaúba seja sede da competição. Entendemos como de suma importância a participação de nossos alunos em atividades esportivas e sabermos o quanto é enriquecedor para os mesmos poderem estar hoje disputando mais uma fase dos Jogos Escolares. A todos eu desejo boa sorte, e que vençam as equipes merecedoras,” concluiu Maria Marta.


O aluno-atleta da Escola Estadual José do Gorutuba, Marcos Vinicius de Jesus Ferreira, foi o responsável por conduzir a tocha que acendeu a Pira Olímpica, mantida acesa durante os dias de competição. Em seguida, foi a vez do estudante da Escola Municipal Madre Cândida Maria de Jesus, Romário Correia de Aquino, fazer o Juramento do Atleta. Após o juramento, o Prefeito Yuji falou aos presentes sobre a realização dos Jogos em Janaúba .“É com grande honra que Janaúba sedia mais uma vez a Fase Microrregional dos Jogos Escolares de Minas Gerais. Janaúba recebe com muito carinho, dedicação e hospitalidade os municípios vizinhos. Toda equipe de funcionários desta Administração não medirá esforços para que esse evento seja realizado de maneira grandiosa. Aos atletas, desejo boa sorte e que vocês possam competir com garra e coragem para vencer as partidas disputadas.” Após sua fala o prefeito declarou oficialmente aberto os jogos e pode assistir, junto com os demais participantes da cerimônia, a apresentação do grupo de dança da APAE de Janaúba, coordenado pela professora e coreografa Edinilva Batista, que emocionou a todos sendo aplaudido de pé pelos presentes.