Prefeitura Municipal de Janaúba recebe prêmio por trabalho feito no combate a dengue

A premiação foi concedida pela Associação de Municípios Mineiros que elegeu Janaúba uma das três cidades mineiras que tem ações eficazes contra a dengue.

Camila Guimarães/AscomPMJ

Durante o 30º Congresso de Municípios Mineiros, realizado pela Associação Mineira de Municípios (AMM) em Belo Horizonte (MG), a Secretária de Planejamento de Janaúba, Débora de Mello, representando o Prefeito Yuji Yamada, e Secretário Municipal de Saúde, Doutor Carlos Eugênio Ribeiro, receberam o Prêmio Mineiro de Boas Práticas de Gestão Municipal no Combate a Dengue. O prêmio foi concedido a três municípios do estado de Minas: Janaúba, Itacarambi e São José do Goiabal por realizarem ações eficazes no combate a doença e ao mosquito transmissor, aedes aegypti.

Para a Secretária Débora de Mello o sucesso do trabalho realizado e o reconhecimento deste tem como base a ação entre as Secretarias de Saúde, de Educação e de Obras que atuaram na conscientização nas escolas, praças e ruas dos bairros da cidade com mutirões para coletas de lixo, campanhas e blitz educativa, dentre outros. Ela avalia a importância dessa premiação recebida em apenas quatro meses de Governo. “Receber um prêmio dessa natureza, com apenas quatro meses de gestão, é verdadeiramente um feito importante. Entre sessenta e seis municípios com mais de 55.000 habitantes, o único agraciado foi Janaúba, desbancando cidades com uma população e estrutura muito maiores que as nossas.As ações desenvolvidas não são tão perceptíveis quanto uma obra incorporada ao Patrimônio Público (como praças e ginásios, por exemplo) mas resultam na preservação da vida e do bem-estar de nossa população que é, sem sombra de dúvida, nosso maior patrimônio."

O doutor Carlos Eugênio, Secretário de Saúde, informou que em apenas um mês de trabalho houve uma redução significativa de casos de dengue na cidade devido ao trabalho feito. De 300 casos passou-se a registrar apenas 20 casos por semana. Para ele o trabalho da equipe de epidemiologia deve ser ressaltado nesse resultado. Durante uma reunião realizada com a equipe doutor Carlos agradeceu o trabalho e empenho de todos que colaboram para que Janaúba atue no combate a dengue. “O trabalho de cada um de vocês é de real importância para que o município seja agraciado e reconhecido no combate a dengue. Esse resultado é o reflexo de um trabalho em equipe, por isso, esse prêmio é todos os envolvidos nas atividades realizadas durante os quatro primeiros meses de administração. Para os próximos meses, tenho a certeza de que mais atividades serão realizadas proporcionando mais qualdiade de vida para a população,” concluiu o Secretário.