"Nossa Arte, Nossa Gente, Nossa Cara": Mostra em Janaúba busca valorizar a cultura gorutubana

A cultura gorutubana, que é patrimônio de Janaúba, foi o foco da mostra "Nossa Arte, Nossa Gente, Nossa Cara", que aconteceu na noite de ontem (17), Dia Nacional do Patrimônio Histórico Artístico e Cultural, no Espaço Cultural Central do Brasil. O evento foi promovido pela Diretoria de Cultura da Prefeitura Municipal de Janaúba, dentro da programação da 6ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais, evento do qual o município é um dos participantes.

Apresentações de dança, música e teatro, exposição de artes e artesanatos e uma oficina da blusa gorutubana foram as atrações da mostra. Segundo a diretora de cultura, Adriana Silveira, todas essas manifestações foram voltadas para o gorutubano. Ela enfatiza a importância da valorização da cultura local em ações como a mostra cultural: “Um povo sem cultura é um povo que não tem memória, não tem história nem identidade”, destacou Adriana.

A Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais é uma ação do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG), fundação vinculada à Secretaria de Estado de Cultura. A Jornada acontece de dois em dois anos, e conta com a participação de municípios e instituições culturais em torno de um mesmo objetivo, que é estimular e desenvolver atividades que sensibilizem a sociedade, favorecendo a transmissão dos valores culturais e promovendo sua inserção contemporânea em um projeto mais amplo de valorização da diversidade do patrimônio cultural mineiro.