Notícias

Secretaria de Saúde promove ações no Dia Nacional de Combate e Controle à Leishmaniose

A leishmaniose é uma doença causada por infecção pelos protozoários do gênero Leishmania, os quais se espalham através da picada de mosquitos flebotomíneos, também conhecidos como mosquito palha ou birigui. Há várias formas diferentes de leishmaniose. As mais comuns são a cutânea, que causa feridas na pele, e visceral (calazar), que afeta alguns órgãos internos como fígado, medula óssea e baço.

A Lei Federal 12.604 de 03 de abril de 2012 foi instituída com objetivo de estimular ações educativas e preventivas, promover debates e outros eventos sobre as políticas públicas de vigilância e controle da leishmaniose, entre outros.

A Secretaria Municipal de Saúde de Janaúba, através do Setor de Vigilância Ambiental e Controle de Endemias, promoveu orientação e panfletagem para todos os moradores visitados pelos Agentes de Controle de Endemias ontem (10 de agosto), Dia Nacional de Combate e Controle a Leishmaniose. Também são realizadas, frequentemente, palestras sobre o assunto.

Vale lembrar que o cão não é o vilão. Ele também é vítima! A doença é transmitida pela picada dos flebotamíneos, que se proliferam em local de lixo com matéria orgânica em decomposição. Portanto, a melhor forma de evitar a doença é manter a casa e o quintal sempre limpos, embalar e destinar adequadamente o lixo. E isso é dever de todos!