Notícias

Prefeito Yuji Yamada, Reitor da Unimontes e Secretário de Ciência e Tecnologia assinam ordem de seviço para o início das obras de escola técnica em Janaúba.

Convênio entre a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Ministério da Educação, garante a implantação de 12 escolas Técnicas em Minas Gerais, sendo uma delas no município de Janaúb

Camila Guimarães/AscomPMJ


Acesso à educação gratuita de qualidade para mais de 1200 estudantes. Esse foi um dos pontos destacados pelo Prefeito Yuji Yamada na manhã da última quarta-feira, 15 de maio, na Câmara Municipal de Vereadores durante a assinatura da ordem de serviço que libera o início das obras do prédio que sediará cursos técnicos em Janaúba. A construção da escola faz parte do programa Brasil Profissionalizado, do Ministério da Educação, sendo que o funcionamento será de responsabilidade da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) com recursos estaduais. Participaram da assinatura o Reitor da Unimontes, João Canelas, o Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SECTES), Narcio Rodrigues, o Deputado Estadual Luiz Henrique Santiago e o Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Paulo Roberto de Oliveira que atuam no processo de desenvolvimento educacional de Janaúba e região.


O programa Brasil Profissionalizado tem como objetivo fortalecer as redes estaduais de educação profissional e tecnológica. A iniciativa repassa recursos do governo federal para que os estados invistam em suas escolas técnicas. Na ocasião o Secretário Narcio Rodrigues ressaltou a preocupação existente pelo governo com o desenvolvimento do Norte de Minas e Vale do Mucuri e demonstrou satisfação em poder participar da parceria existente para implantação do projeto. “A escola técnica, que será implantada em Janaúba, faz parte de uma parceria do governo federal e estadual junto ao município que doou o terreno para a construção do prédio. Estamos fazendo na Região Norte, Jequitinhonha e Mucuri, 10 escolas técnicas como essa que irão proporcionar 12 mil vagas de cursos técnicos profissionalizantes. Isso faz parte de um esforço em conjunto para melhorar o desempenho dessa região a fim de que ela possa se beneficiar no futuro com a mão de obra qualificada para que haja mais investimentos de indústrias. Janaúba tem muito a comemorar uma vez que a escola é equipada com todos os aparatos necessários para atender os estudantes como bibliotecas, laboratórios e salas muito bem estruturados”, explicou o Secretário Narcio que frisou que a prefeitura não terá custos para manter a escola técnica que receberá investimentos do estado para sua manutenção, tendo apenas como contrapartida a doação e preparação do terreno para receber a edificação. Narcio também se mostrou preocupado com a jornada dos quase 10 ônibus com estudantes que vão todos os dias para Montes Claros. O Secretário disse que é preciso mudar esta realidade e possibilitar o acesso ao estudo em Janaúba.


O Deputado Luiz Henrique lembrou que todo esse trabalho é possível graças à união de esforços e parabenizou o Prefeito Yuji Yamada que junto com sua equipe de governo tem trabalhado para tornar Janaúba em um polo educacional. “Quero registrar os meus parabéns a ação conjunta da prefeitura municipal na sua inter-relação com os entes federativos e estaduais para promover Janaúba como a cidade do conhecimento, que vai ofertar cursos e serviços para todo o estado. Hoje já temos o Campus da Unimontes, em breve receberemos a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG) já está garantido para cidade, vamos ter a Universidade Aberta Integrada de Minas Gerais (UAITEC) e agora, a escola Técnica Brasil Profissionalizado que vai elevar o nível de qualificação profissional da população de Janaúba e de toda a Serra Geral”, disse o Deputado.


Ao receber o documento assinado o Reitor João Canelas expressou sua satisfação pela instalação do programa em Janaúba. “Tornamos, portanto viável a construção do prédio que vai receber o Programa Brasil Profissionalizado. É com o real carinho e alegria que a Universidade Estadual de Montes Claros, com as parcerias e alianças indispensáveis tornará possível à utilização de uma ferramenta extraordinária na inclusão do ensino profissionalizante a jovens aqui de Janaúba. Será instalado aqui um prédio de cinco mil metros quadrados de área construída paramentado dentro do avanço que existe na evolução tecnológica de ensino profissionalizante com todos os laboratórios necessários ao desenvolvimento dessas atividades”, afirmou o reitor. Após o agradecimento, João Canelas aproveitou para oficializar o pedido ao Governo de Minas de que o Campus da Unimontes em Janaúba receba o curso de Medicina Veterinária. “A Unimontes desenvolve em Janaúba uma ação extremamente competente na graduação em cursos de Zootecnia, Agronomia e na área de Humanas. Há o interesse da nossa Universidade em ampliar nossas ações no município e é fundamental que assim pensemos. Por isso, neste momento passo as mãos do Secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues, o pedido da instalação do curso de Medicina Veterinária para o campus de Janaúba. Realizamos estudos para que no futuro possamos trazer mais cursos superiores presenciais para o campus desta cidade”, afirmou o Reitor João Canelas. Com o documento em mãos, o Secretário de Estado ressaltou a importância do pedido e disse que fará gestão para que isso ocorra uma vez que o curso reivindicado fará jus ao conceito sócio-econômico do Norte de Minas onde há a predominância da agropecuária.


A Unimontes e o Brasil Profissionalizado


Criado em 2007, o programa Brasil Profissionalizado possibilita a modernização e a expansão das redes públicas de ensino médio integradas à educação profissional, uma das metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). O objetivo é integrar o conhecimento do ensino médio à prática. O programa leva em consideração o desenvolvimento da educação básica na rede local de ensino e faz uma projeção dos resultados para a melhoria da aprendizagem.


Em 2010 a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) firmou o convênio com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Ministério da Educação, para a construção e implantação de doze escolas técnicas em Minas Gerais, beneficiando os municípios de Bocaiuva, Brasília de Minas, Espinosa, Monte Azul, Janaúba, Joaíma, Taiobeiras, Manga, Grão Mogol, Pompéu, Ibirité e Lagoa Santa.


A elaboração dos projetos político-pedagógicos é de responsabilidade da Pró-Reitoria de Ensino da Unimontes contemplando as seguintes áreas: Técnicos em Comércio, Recursos Humanos e Finanças, Manutenção e Suporte em Informática, Biblioteconomia, Edificações, Carpintaria, Eletrotécnica, Panificação, Hidrologia, Florestas, Agropecuária, Zootecnia, Gerência em Saúde, Mecânica, Móveis e Agentes Comunitários em Saúde.


Fonte: http://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticias/unimontes-assina-convenio-para-implantar-doze-escolas-tecnicas/