ID Jovem em Janaúba: Consultora da UNESCO capacita equipe da Promoção Social para implantação do programa no município

Documento possibilita a jovens de 15 a 29 anos acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais, e vagas gratuitas ou descontos em transporte coletivo interestadual

Janaúba recebeu, na última sexta-feira (21), a consultora da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), Sumayra de Oliveira, que se reuniu com o prefeito de Janaúba, Carlos Isaildon Mendes, a secretária municipal de Promoção Social, Rosana Barbosa da Rocha, o chefe de gabinete, Júlio César Tolentino, dentre outros profissionais de entidades de assistência social do município, para uma capacitação e mobilização do Programa Identidade Jovem (ID Jovem).

Na reunião, realizada na sede da Secretaria de Promoção Social, foram traçadas estratégias para a implantação do ID Jovem em Janaúba. Dentre elas, a criação de um comitê de acompanhamento e fiscalização do programa. Durante a capacitação, ministrada por Sumayra, os profissionais representantes de entidades do município, como o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), foram instruídos da maneira como programa pode ser executado de maneira efetiva.

A proposta do ID Jovem é garantir a inclusão social e a ampliação dos direitos dos jovens brasileiros, com base no Estatuto da Juventude, lei que valida a execução de políticas públicas voltadas para a juventude. A secretária, Rosana, destaca que a implantação do documento em Janaúba é uma maneira de possibilitar a cidadania do jovem e seus direitos de acesso à atividades culturais.

O ID Jovem é o documento que possibilita acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos e também a vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual, conforme disposto no Decreto 8.537/2015. Com o documento, milhões de brasileiros entre 15 e 29 anos terão maior acesso aos direitos garantidos pelo Estatuto da Juventude – Lei nº 12.852/2013. Sumayra esclarece que a ID Jovem é destinada às pessoas com idade entre 15 e 29 anos, pertencentes à família com renda mensal de até dois salários mínimos e inscritos no Cadastro Único do Governo Federal, com informações atualizadas há pelo menos 24 meses. “Para ingressar ou atualizar seus dados, é necessário procurar o CRAS do município, ou o responsável pelo cadastro”, explica a consultora.

Com a ID Jovem fica assegurado o pagamento de meia-entrada – 50% do valor cobrado no ingresso ao público em geral – em eventos artístico-culturais e esportivos. São reservadas por viagem, duas vagas gratuitas em cada veículo, comboio ferroviário ou embarcação do serviço convencional de transporte interestadual de passageiros. Depois de esgotadas as vagas gratuitas, são reservadas mais duas vagas com desconto de 50% (cinquenta por cento), no mínimo, no valor das passagens.

A emissão da ID Jovem acontece virtualmente. O cartão deverá ser apresentado nos estabelecimentos na tela do seu smartphone (por meio do aplicativo) ou impresso pela página da internet.