Conferência municipal discute o Sistema Único de Assistência Social em Janaúba

Por Rafael Teixeira - A Prefeitura Municipal de Janaúba, por meio da Secretaria Municipal de Promoção Social e o Conselho Municipal de Assistência Social, realizou, nessa quarta-feira (19), a IX Conferência Municipal de Assistência Social, no Thatersal do Parque de Exposições. Com o tema “Garantia dos Direitos no Fortalecimento do SUAS”, o evento reuniu cerca de 300 pessoas, entre profissionais da assistência social, usuários dos serviços da Secretaria, entidades de assistência social e autoridades. O objetivo da Conferência foi avaliar a política da assistência social e definir diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único da Assistência Social.

Participaram da mesa de honra o prefeito municipal, Carlos Isaildon Mendes; a secretária municipal de Promoção Social, Rosana Barbosa da Rocha; a vice-presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Jussara de Souza; a superintendente regional de ensino, Veraci Jácome; e o vereador, Ramon Alexandre Araújo.

Para Isaildon, esse é um momento importante para a definição de propostas e debate das necessidades e demandas, que serão levadas a âmbito regional. Durante a conferência, foram eleitos os delegados para representarem o município de Janaúba na Conferência Regional de Assistência Social, que será realizada em Montes Claros.

O Sistema Único de Assistência Social trata-se de um sistema público que organiza, de forma descentralizada, os serviços sócios assistenciais no Brasil. Com um modelo de gestão participativa, ele articula os esforços e recursos dos três níveis de governo para a execução e o financiamento da Política Nacional de Assistência Social (PNAS), envolvendo diretamente as estruturas e marcos regulatórios nacionais, estaduais, municipais e do Distrito Federal.