São João Gorutubano começa amanhã

Por Rafael Teixeira - O final de semana promete ser de muita festa em Janaúba. O tradicional São João Gorutubano, promovido pela Prefeitura Municipal de Janaúba, por meio do Departamento de Cultura, será realizado, na Praça Viva Vida, e aberto a toda população. A festa tem início amanhã (14), a partir das 19h, e termina no domingo (16). Na programação, estão apresentações culturais, quadrilhas, barracas com comidas típicas e shows com artistas regionais.

Na abertura da festa, às 18h, o público poderá prestigiar apresentações culturais e, na sequência, os shows de Patrick Dias e Sala de Reboco animarão os presentes. No sábado (15), apresentações de quadrilhas dão continuidade ao evento, que tem na mesma noite os shows de Ralysson & Robson e Paredão do Forró. No domingo, dia do encerramento, a programação começa na manhã com uma missa campal, celebrada pelo Padre Fábio Júnior. Às 10h, shows com artistas regionais esquentam o público para os shows da noite. Banda Xaveco, Rodrigo Veríssimo e Zé Mineiro & Gil Mineiro tocam no evento a partir das 18h.

O São João Gorutubano é uma festa popular que está inserida no calendário cultural da cidade de Janaúba, em comemoração às tradicionais “Festas Juninas”, referência da cultura popular da nossa região, e comemorada desde a época dos primeiros habitantes, remanescentes de quilombolas. Nessa festividade, os gorutubanos, com a intenção de conservar e propagar suas raízes culturais, fazem a junção das características das tradicionais festas de São João e da diversidade cultural do seu povo. Dessa forma, ocorre valorização do fazer artístico de nossos ancestrais.