Prefeito de Janaúba se reúne com lideranças em busca de soluções para a seca no Norte de Minas

O prefeito de Janaúba, Carlos Isaildon Mendes e o presidente do Consórcio União da Serra Geral, Juracy Fagundes Jácome, além de outros prefeitos e lideranças do Norte de Minas e Vales do Jequitinhonha e Mucuri, participaram de encontro com o secretário nacional de Defesa Civil, Coronel Renato Newton Ramlow, e o Ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, no auditório da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene – AMAMS, em Montes Claros, no dia de ontem (05). A reunião possibilitou discussões a respeito da estiagem que assola a região, e a proposição de soluções para algumas demandas apresentadas pelas autoridades presentes na ocasião.

Na oportunidade, Renato se mostrou à disposição da AMAMS para definir as estratégias de atendimento aos municípios, seja com caminhões-pipas, caixas d’água/cisternas ou medidas estruturadoras. Já Helder garantiu ajuda da Defesa Civil Nacional à Área Mineira da Sudene, que atravessa uma das seca mais graves de toda sua história.

Também foram apresentados vários pedidos, que afetam Janaúba diretamente, como uma solução para o canal do rio Gorutuba, que corre risco de paralisar a irrigação e deixar mais de 10 mil pessoas sem emprego. Hélder Barbalho afirma que já foram aplicados R$ 22 milhões e há mais R$ 35 milhões a serem liberados, mas falta resolver um impasse entre a Codevasf e a empresa contratada e, para isso, seria realizada reunião em Brasília. Se for necessário, o contrato será rescindido e será aberta nova licitação, para que em agosto, as obras sejam retomadas.

Helder pediu que o Norte de Minas defina quais são as prioridades da região, para que ele, junto com a bancada mineira no Congresso Nacional, assegure as emendas e recursos necessários para negociar essas obras no Ministério do Planejamento.