CEAE (Viva Vida) retoma serviço de mamografia na segunda-feira

Na próxima segunda-feira (03), o Centro Estadual de Atenção Especializada (CEAE) – antigo Viva Vida, retomará o serviço de mamografia. Esta é uma conquista da Prefeitura de Janaúba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

Segundo a coordenadora do CEAE, Vivian Souto Lopes, o mamógrafo voltará a funcionar após muita dedicação, paciência e 8 meses de trabalho em equipe. A coordenadora informa que, quanto ao agendamento dos exames, o fluxo seguirá o mesmo. Os exames devem ser agendados através das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A idade para realização da mamografia é entre 49 e 69 anos. No entanto, o homem ou mulher que tiver qualquer alteração na mama, ou quem possuir histórico de câncer na família, deve comunicar a um profissional de saúde.

O câncer de mama pode ser detectado em sua fase inicial, e na maioria dos casos, as chances de tratamento e cura são grandes. Os benefícios da mamografia incluem a possibilidade de encontrar o câncer no início e ter um tratamento menos agressivo, assim como menor chance morte, em função do tratamento oportuno.