Cadastramento Escolar 2018 é online e acontece de 12 a 23 de junho

A Prefeitura de Janaúba, através da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação, promove o Cadastramento Escolar para 2018, na rede pública de ensino. O Cadastramento vai acontecer de 12 a 23 de junho de 2017 e, pela primeira vez, será realizado pela internet em todo o estado de Minas Gerais.

A inscrição é isenta de pagamento de taxas por parte do candidato e deverá ser feita através de formulário eletrônico disponibilizado na internet, através do site da Secretaria de Estado de Educação (www.educacao.mg.gov.br). Não haverá prorrogação do prazo. Fique atento às datas definidas para cadastramento.

Poderão ser inscritos no Cadastro Escolar as crianças que completarem seis anos até o dia 30 de junho de 2018, estudantes vindos de outras localidades ou transferidos de escolas particulares e candidatos ao curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA) do ensino fundamental. A inscrição deve ser realizada pelo pai, mãe ou responsável ou jovens maiores de 18 anos.

Para a Rede Municipal (Educação Infantil), o cadastramento deverá ser feito nos pontos de cadastramento listados abaixo:

• Secretaria Municipal de Educação: Rua Cirilo Freire de Carvalho, 21 (próximo ao Asilo), bairro Dente Grande.
• Espaço Cultural Central do Brasil (Biblioteca Pública): Avenida Brasil, 660, Centro.
• Todas as escolas da Rede Municipal de Ensino.

Para a Rede Estadual, quem não tiver acesso à internet, deverá procurar os seguintes pontos de cadastramento:

• Superintendência Regional de Ensino: Rua Américo Soares, 557, Centro.
• Escola Estadual Cecília Maria de Jesus: Rua Antônio Silveira, 171, Algodões.
• Zona Rural: Nas próprias escolas estaduais de cada distrito (Barreiro da Raiz, Quem-Quem e Vila Nova dos Poções)

O Cadastro Escolar estará aberto a todos os candidatos que desejam ingressar no ensino fundamental da rede pública de ensino de Minas Gerais, seja municipal ou estadual, em 2018. O cadastramento é unificado para as redes municipais e estaduais e é fundamental para o aluno garantir uma vaga em uma escola próxima de sua residência.

Matrícula

O encaminhamento para matrícula obedecerá, prioritariamente, ao zoneamento escolar. Esgotadas as vagas das escolas de cada zoneamento, o candidato será encaminhado para a escola pública de acesso mais fácil.

A matrícula será unificada nas redes públicas – estadual e municipal – e ocorrerá entre 11 e 15 de dezembro de 2017. Vale destacar que o aluno cadastrado deverá efetivar a matrícula nesse período, na escola para a qual foi encaminhado, para garantir a sua vaga.

Para efetivação da matrícula, deverão ser apresentados, obrigatoriamente, os seguintes documentos:

- cópia e original da conta de luz da residência do candidato, em conformidade com o endereço atestado na inscrição;
- cópia e original da certidão de nascimento ou carteira de identidade,
- comprovante de escolaridade, quando for o caso de transferência de outros municípios, retorno aos estudos ou cursos da EJA.

Para se informar do local da matrícula, será afixado o informativo com endereços, na Secretaria Educação e nas escolas.