Janaúba recebe reunião de Lançamento da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2013

O encontro contou com a participação de educadores que puderam tirar dúvidas sobre a Semana que busca popularizar a Ciência e Tecnologia entre os estudantes e a comunidade.

Divulgar e mobilizar instituições de ensino e pesquisa, museus, centros culturais, escolas, ongs e projetos diversos para que participem intensamente da realização da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2013. Esse foi o objetivo da reunião realizada na quarta-feira dia oito em Janaúba, promovida pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado de Minas Gerais (SECTES) juntamente com o Polo de Inovação Janaúba com o apoio da Superintendência Regional de Ensino de Janaúva e Secretaria Municipal de Educação. A reunião contou com a participação de profissionais da educação e esclareceu dúvidas quanto à popularização da Ciência e Tecnologia no município e cidades vizinhas.

Em 2013 a Semana de Ciência e Tecnologia traz como tema Ciência, Saúde e Esporte escolhido pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que visa estimular e promover as atividades de divulgação, difusão e de apropriação social dos conhecimentos científicos e tecnológicos durante a 10ª Semana Nacional que acontece nos dias 21 a 27 de outubro. Segundo a Coordenadora da Semana em Minas, Lívia Leão “Minas Gerais tem ocupado lugar de destaque no ranking dos estados com maior número de atividades, participação de municípios e novas instituições cadastradas promovendo a semana, certificando a importância da ciência e da tecnologia para o desenvolvimento sócio econômico do país. Por isso a participação de todas as escolas, instituições e entidades faz com que esse trabalho se fortaleça cada vez mais e que esse ano, mais ações sejam desenvolvidas”.

Para a Coordenadora do Polo de Inovação Janaúba, Virgínia Magalhães é de extrema importância à parceria realizada entre o Polo, a Secretaria, entidades e o município, uma vez que sem essa colaboração, as atividades realizadas ficam limitadas. “Nossos parceiros são os principais colaboradores para a realização da popularização da ciência em Janaúba e região. Sem a contribuição deles, fica inviável realizar ações de inovação e desenvolvimento visto que o público alvo são os estudantes da nossa cidade e cidades vizinhas. Por isso acreditamos que em 2013 iremos desenvolver um excelente trabalho em conjunto com todos aqui presentes”, afirmou à coordenadora.

A Secretária Municipal de Educação, Maria Marta Guimarães reforçou o apoio do município às  atividades a serem desenvolvidas e ressaltou a importância desse trabalho para a melhoria do ensino nas escolas. “Nosso intuito é melhorar cada dia mais a qualidade do ensino para nossos alunos,investindo em ciência e tecnologia .Ações como essa contribuem não somente para despertar o interesse dos estudantes ,como também levar o acesso a informações e educação para toda a comunidade”, disse Maria Marta.