Secretaria de Saúde de Janaúba reforça ações de combate à dengue

Serão lançadas as campanhas "Carnaval Sem Dengue" e volta às aulas "Dengue Zero"

Roberta Bertolusci

No estado de Minas Gerais são mais de 6500 casos de dengue, só neste início de ano. O verão é propício para o aumento do número de mosquitos transmissores da doença porque as fêmeas da espécie escolhem essa época para se reproduzirem. Além disso, com o período chuvoso, qualquer foco de água parada pode se transformar em um berçário do Aedes Aegypti. Em Janaúba, foram notificados 93 casos e apenas 5 foram confirmados. Apesar da situação está controlada, a Secretaria Municipal de Saúde reforçou as medidas de prevenção e combate ao mosquito.
O secretário de Saúde do município, Dr. Carlos Eugênio Ribeiro, se reuniu, no último dia 18, com a equipe de governo da atual administração para tratar do plano de enfrentamento à dengue na cidade. O objetivo do encontro foi articular com secretários e coordenadores de todas as secretarias municipais as ações de combate à doença."A intenção é trabalharmos de forma integrada - saúde, educação, cultura, social, agronegócios, obras e serviços urbanos, numa união de forças. A mobilização vai começar pelos próprios servidores do município e se estender à população", explica o secretário ao frisar que o desafio de acabar com a dengue é responsabilidade de todos.
Durante a reunião, foi apresentado um cronograma semestral de atividades - que começaram este mês e se estendem até junho - mas o projeto será contínuo e progressivo durante todo o ano. Os trabalhos tiveram início com a comunidade de saúde através de reuniões para apresentação de dados estatísticos e planejamento. Depois de buscar o comprometimento de todos os setores municipais e dos servidores da saúde, diretamente, envolvidos nesta tarefa, o proximo passo é o lançamento das campanhas "Carnaval sem Dengue" e volta às aulas "Dengue Zero". As ações serão desenvolvidas por meio de blitz educativa, fixação de cartazes, entrega de panfletos, cartilhas e realização de caminhadas de conscientização, palestras e teatros educativos nas escolas e concursos de dança e poesia com a participação dos estudantes. Outra providência importante será a realização dos mutirões de limpeza, na sede do município e distritos, para recolhimento de objetos que possam acumular água.
O plano de combate à dengue contempla ainda entrevistas em rádios locais, reuniões e palestras em empresas privadas e instituições, buscando parcerias para ampliar o envolvimento de toda a sociedade civil e segmentos sociais.