I Conferência Municipal de Saúde das Mulheres define propostas a serem levadas no âmbito estadual

Evento teve como tema central a inclusão e o cuidado com a saúde da mulher gorutubana

Por Rafael Teixeira - O auditório da APAE de Janaúba ficou lotado, na tarde da última sexta-feira (2), com a realização da I Conferência Municipal de Saúde das Mulheres. O evento, que foi promovido pela Prefeitura de Janaúba, através da Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde, recebeu profissionais da saúde, conselheiros, servidores, produtoras rurais, usuárias do SUS e mulheres do município, que debateram propostas e ideias de políticas públicas voltadas para a saúde da mulher.

O tema central da conferência foi “Consciência Feminina: Incluir para cuidar da mulher gorutubana” e trouxe o assunto em questão dentro da realidade e dos costumes próprios da mulher gorutubana, seu tratamento inclusivo e com equidade. A conferência discutiu, dentro de grupos temáticos, os seguintes eixos: O Papel do Estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e saúde das mulheres; O Mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres; Vulnerabilidades nos ciclos de vida das mulheres na Política Nacional de Atenção Integral a Saúde das Mulheres; e Políticas Públicas para Mulheres e Participação Social.

O prefeito de Janaúba, Carlos Isaildon Mendes, acompanhado da primeira-dama, Nélia Rodrigues Mendes, e o vice-prefeito, Sargento Elton Freitas, acompanhado da esposa, Sheila Luciana Menezes, prestigiaram o evento, além de outras autoridades.

A abertura da conferência se deu com uma apresentação cultural feita pelas lavadeiras do bairro Dente Grande, que mostraram uma dança típica da cultura regional.

A Secretária Municipal de Saúde, Cecília Moreira Freitas, destacou em sua fala que a luta da mulher pelos seus direitos não vem de agora: “Iniciativas como a conferência servem para que a gente avance e que os direitos não se retrocedam, e demos cada vez mais importância ao gênero feminino”, disse a secretária.

Em um dos momentos da conferência, a delegada de polícia especializada no atendimento à mulher, Márcia Miguel Meira e Santos, ministrou uma palestra sobre a violência contra a mulher, que sensibilizou o público presente, predominantemente feminino.

Dentro das temáticas debatidas, foram definidas e votadas em plenária as propostas que serão levadas ao Conselho Estadual de Saúde, dentro da Conferência Estadual de Saúde da Mulher, que será realizada em Belo Horizonte, nos dias 5, 6 e 7 de julho. Na ocasião, foram eleitas as delegadas que representarão o município na conferência estadual.