Janaúba recebe trabalho de assessoria e formação para execução do Programa de Alimentação Escolar

O município de Janaúba recebeu, na semana passada, uma equipe de agentes do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (CECANE), da Universidade Federal de Viçosa (UFV), que realizou um trabalho de assessoria para uma melhor qualidade de gestão e controle social do Programa de Alimentação Escolar (PNAE) no município. Ao longo da semana, uma série de atividades foram realizadas para auxiliar profissionais ligados à área da alimentação escolar. Os trabalhos incluíram a análise da documentação, notas fiscais, prestação de contas e orientação com a Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura, de Janaúba.

A assessoria foi finalizada na sexta-feira (02), com um curso de formação ministrado pelos agentes, na Superintendência Regional de Ensino, com a presença da secretária municipal de Educação, Esporte e Cultura, Luzia Angélica, membros do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) de municípios vizinhos, representantes das secretarias e agricultores familiares. No curso, os participantes foram capacitados quanto à execução do programa PNAE e todo o seu processo de funcionamento. O evento serviu ainda como uma oportunidade de troca de experiências entre os municípios e esclarecimento de dúvidas.

Os Centros Colaboradores em Alimentação e Nutrição Escolar – CECANEs são unidades de referência e apoio constituídas, no âmbito das Instituições Federais de Ensino Superior – IFES, para desenvolver ações de interesse e necessidade do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, com estrutura e equipe para execução das atividades nas áreas prioritárias e nas formas de atuação definidas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).