Notícias

Janaúba sedia treinamento de urgência e emergência realizado pelo SAMU

Durante treinamento, médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, são capacitados sobre atendimento pré-hospitalar e nas portas de hospitais que atendem a urgências e emergências no Norte de Minas.

Ascom/Prefeitura Municipal


O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) promoveu na cidade de Janaúba um treinamento intensivo para os profissionais que atuam no atendimento pré-hospitalar e nas portas de entrada dos hospitais que atendem a urgências e emergência no Norte do Estado. O programa de capacitação foi realizado pelo SAMU Macro Norte e contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Janaúba através da Secretaria Municipal de Saúde. O treinamento aconteceu nos dias oito e nove de maio no Espaço Brasnica, e teve a presença de profissionais do SAMU e dos hospitais de municípios participantes da microrregião de Janaúba.


O programa de capacitação é realizado nas cidades sede da microrregião e tem como objetivo fortalecer a padronização do atendimento em toda a Rede de Urgência e Emergência, como explica a Coordenadora do Núcleo de Educação Permanente (NEP) Wilhma Alves de Castro. “Nossa proposta é qualificar todos os profissionais para o suporte básico e avançado de vida com aulas teóricas e práticas. Para isso fizemos um pré-teste para avaliar o nível de conhecimento e habilidade dos participantes e o pós-teste, para avaliação do aprendizado. Essa ação vai contribuir para aprimorar as ações e competências dos profissionais ligados ao primeiro atendimento e possibilitar a interação entre os profissionais do SAMU e dos hospitais, sendo estes mutiplicadores para os demais profissionais de cada município”, explicou Wilhma.


 


Para o Secretário Municipal de Saúde, Carlos Eugênio Ribeiro é de extrema importância a presença dos profissionais do município no treinamento realizado, uma vez que, esse tipo de trabalho cria um elo forte entre os que trabalham na porta de entrada dos hospitais com o Serviço de Atendimento Móvel.  “Buscamos colaborar com esse tipo de capacitação por entendermos que é necessário que os profissionais da porta de entrada do hospital tenham uma convivência próxima com a equipe que trabalha no SAMU. Entendemos que é necessário também o fortalecimento do elo entre eles para que seja implementada a Rede de Urgência e Emergência e para que haja a melhoria do fluxo de atendimento aos pacientes,” afirmou o secretário.


O programa de capacitação iniciou nesta semana pelo município de Janaúba e se estenderá aos municípios de Montes Claros, Brasília de Minas, Januária, Taiobeiras e Pirapora, que são polo de microrregião, com previsão de conclusão para o final do mês de agosto. As capacitações contemplam médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem que atuam nos hospitais e unidades básicas de saúde dos 86 municípios que compõem a macrorregião, com expectativa de participação de cerca de 950 profissionais.