Notícias

Programa Cidadão Rural leva cidadania para comunidades rurais de Janaúba

Em parceria com a Prefeitura Municipal e demais entidades, SENAR MINAS e Sindicato Rural de Janaúba realizam atendimentos diversos aos moradores do Barreiro da Raiz e região.

Ascom/Prefeitura Municipal


O distrito do Barreiro da Raiz recebeu no último sábado, 4 de maio, o programa Cidadão Rural, desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de Minas Gerais (SENAR MINAS) junto com o Sindicato Rural de Janaúba em parceria com a Prefeitura Municipal de Janaúba, com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (EMATE-MG), Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerias (EPAMIG), Associação de Artesãos de Janaúba (RECICLART), Polícia Militar, Polícia Cívil e demais parceiros. Durante a realização do programa, 2000 pessoas participaram de diversas ações dentro dos 46 tipos de atendimentos prestados. Também estiveram presentes líderes locais que participaram das atividades programadas e contribuíram para a realização do programa. Dentre os presentes estava o prefeito Yuji Yamada que ao longo do dia acompanhou e conversou com a população e trabalhou em prol do desenvolvimento da comunidade.


Realizado em um único dia, o Cidadão Rural oferece diferentes tipos de atendimentos às comunidades rurais tais como cidadania (carteira de trabalho, resgistro de nascimento, carteira de identidade), saúde (aferição da pressão arterial, atendimento odontológico, vacinação infantil e adulta), educação e cultura (palestras, danças, bandas de música), agricultura (demonstrações de técnicas agropecuárias, distribuição de mudas) esporte e lazer (gincanas, jogos, rua de lazer). No distrito do Barreiro da Raiz, foram realizados 6.084 atendimentos, uma média de 3 atendimentos por pessoa. O agicultor Dely Pereira de Brito foi um dos atendidos que saiu satisfeito com o trabalho realizado. “No programa eu pude tirar minhas dúvidas com um advogado, cortei o cabelo, recebi instruções sobre como cuidar da saúde e como melhorar a minha lavoura. Esse é um trabalho importante para quem vive na zona rural e por isso saio daqui feliz e satisfeito por ter participado,” revela o agricultor. Em Janaúba essa é a 3ª vez que o programa acontece sendo que edições anteriores foram realizadas na Vila Nova dos Poções e no Quem-Quem.


No encerramento das atividades o prefeito Yuji Yamada agradeceu a disposição e o esforço dos 136 voluntários que colaboraram para que o programa acontecesse. Yuji lembrou das dificuldades que os moradores vivem e reafirmou seu compromisso em levar desenvolvimento e mais qualidade de vida para a população do Barreiro e região. “Foram muitos os serviços prestados para a comunidade do Barreiro da Raiz no dia de hoje. Acho muito importante que esses trabalhos aconteçam e por isso a Prefeitura Municipal tem que ajudar no que for preciso. Nossa intenção é fazer com que mais ações como essa aconteçam a fim de melhorar a situação de todos que moram aqui e em demais localidades. O que queremos é a melhoria na nossa região para que assim Janaúba cresça e desenvolva”, afirmou o prefeito.