Equipe e usuários da Saúde Mental comemoram Dia Nacional da Luta Antimanicomial

Profissionais da Saúde Mental, usuários e seus familiares participaram, na manhã dessa quinta-feira, 18 de maio, de uma passeata, no centro de Janaúba, em comemoração ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial. O evento faz parte da programação da Semana da Luta Antimanicomial, promovida pela Prefeitura de Janaúba, através da Secretaria Municipal de Saúde e Serviço de Saúde Mental, e parceiros como o Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais e a Facitec, e que acontece entre os dias 18 a 24 de maio.

A semana tem como tema, este ano: “Faz escuro, mas eu canto: liberdade em todo canto!”, sendo uma forma de endossar a luta por um tratamento inclusivo e humanizado dos usuários da Saúde Mental, sem a utilização de métodos desumanos comuns em manicômios.

O Dia Nacional da Luta Antimanicomial foi instituído após profissionais da saúde mental, cansados do tratamento desumano e cruel dado a usuários do sistema de saúde mental, organizarem o primeiro manifesto público a favor da extinção dos manicômios durante o II Congresso Nacional de Trabalhadores da Saúde Mental, realizado em 1987, na cidade de Bauru/SP. Naquela manifestação, nasceu o Movimento Antimanicomial.

Amanhã, a semana terá continuidade com um show de talentos, na praça da Igreja Matriz às 8h30.