Reitor do IFNMG confirma parceria com Prefeitura e anuncia IFET em Janaúba

Com local definido para construção do prédio, unidade do Instituto Federal ganha forma e tem previsão para começar com aulas presenciais em 2014.

Fonte: Ascom Prefeitura Municipal
Aconteceu em Janaúba na última segunda-feira, 29 de abril, a aula inaugural dos cursos da Escola Técnica Aberta do Brasil (eTEC) no Polo Avançado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG). Na ocasião o magnífico reitor José Ricardo anunciou oficialmente a parceria com a Prefeitura da Municipal de Janáuba para tornar possível a implantação da Unidade de Educação Profissional (UEP) da Rede Federal do IFNMG na cidade. O Ministério da Educação (MEC) define as UEPs como unidades especializadas na oferta de ensino técnico, cursos de formação inicial e continuada (FIC) e de Educação a Distância. O Instituto Federal (IFET) que já possui aulas a distância na cidade terá sua unidade presencial – tão almejada pelo Prefeito Yuji Yamada – de fato implantada no município, como afirmou José Ricardo ao expressar sua satisfação e ansiedade em trazer o IFNMG para Janaúba.
A mobilização para a vinda do IFET para a cidade começou em dezembro de 2012 quando Yuji  Yamada visitou a  reitoria do IFNMG em Montes Claros. No encontro o profeito eleito demonstrou o interesse para a implementação da unidade no município inciando assim um trabalho para que o sonho se concretizasse. Após o encontro foi a vez dos membros da reitoria do IFNMG visitarem Janaúba para que reunidos, juntamente com os secretários muncipais, pudessem discutir sobre uma proposta formalizada para a implantação. A entrega oficial da proposta feita por Yuji Yamada ao Reitor José Ricardo foi o ponto inicial para a evolução do processo de implantação. No mês de abril a prefeitura recebeu um comunicado oficial da reitoria informando que a unidade será em Janaúba. Um dos fatores determinantes para a aprovação do Instituto na cidade foi a intenção de doação do terreno e construção do prédio pela Prefeitura Municipal, cujo projeto de lei será encaminhado para a aprovação da Câmara Municipal, que tem apoiado as ações nesse sentido.
Agora Janaúba aguarda o início dos cursos profissionalizantes que estão previstos para outubro desse ano sendo realizados no CAIC, no bairro Veredas, enquanto o prédio oficial é concluído no centro da cidade. Para Yuji, a conquista não é somente do muncípio, mas sim, de toda a região da Serra Geral uma vez que possibilitará o acesso a educação. “Buscamos trazer para Janaúba e região educação federal de qualidade para toda a comunidade. Estamos felizes com essa parceria e esperamos efetivar mais ações educacionais em curto prazo”, concluiu o prefeito.
    Curso, qualificação, e oportunidade
    Está em fase de seleção a definição dos cursos presenciais que serão ofertados na unidade do Instituto em Janaúba. Entre as possíveis áreas de atuação estão os cursos relacionados a agronegócios, informação e comunicação, infraestrutura, turismo, meio ambiente e produção alimentícia.
    Os cursos semipresenciais já estão acontecendo sendo eles: técnico em Transações Mobiliárias, Hospedagem e Agente Comunitário de Saúde com um público de 200 participantes. É preciso ressaltar que um número significativo dos inscritos são estudantes da zona rural. Para o final do mês de maio, mais quatro cursos terão início especificamente para profissionais não docentes da área da educação do sistema público. Todos os cursos oferecidos são gratuitos,sendo que, em casos específicos, dependendo do programa no qual está inserido, o acadêmico recebe uma bolsa formação durante o estudo.