Prefeito Yuji Yamada participa de Encontro com Mulheres Rurais no dia internacional dos trabalhadores

Encontro realizado pela EMATER contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Janaúba e levou informações e esclarecimentos para trabalhadoras rurais da região.

No dia internacional dos trabalhadores, 1º de Maio, aconteceu no auditório do Centro Cultural Marly Sarney, o Encontro das Mulheres Rurais de Janaúba, realizado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais - EMATER, junto com o apoio de parceiros estratégicos e da Prefeitura Municipal, por meio das Secretarias de Educação, Saúde, Promoção Social e Agronegócios. O encontro teve como objetivo reunir mulheres das comunidades rurais da região a fim de levar esclarecimentos por meio de palestras e oficinas sobre temas como saúde, segurança da mulher e previdência social além de mostrar a força da mulher rural na sociedade.
 A programação enfatizou a necessidade de inserir as mulheres rurais em temas necessários para o desenvolvimento regional, não somente da agricultura familiar, mas da sociedade como um todo, como explicou a Coordenadora Regional de Bem Estar Social da EMATER, Maria Aparecida Jacomo. “Sabemos que as mulheres ainda são excluídas em diversos setores e atividades do nosso país. A mulher rural por sua vez está ainda mais distante de informações e da realidade vivida nas cidades. Por isso, buscamos propiciar nesse encontro debates sobre questões que ajudam a melhorar a qualidade de vida de todas essas mulheres e reafirmar a força e o papel que elas representam” contou a coordenadora.
 Dentre as autoridades presentes estavam o prefeito Yuji Yamada, e a primeira-dama Neuza Yamada, que homenageou as trabalhadoras rurais, falou sobre a importância que cada uma delas tem na construção da família e da sociedade e agradeceu a oportunidade de participar de uma ação tão importante como essa. “Em um mercado de trabalho onde o papel da mulher é normalmente secundário, o papel que a mulher rural desempenha e sua força produtiva na agricultura familiar é indiscutível. A mulher se faz presente desde a preparação das mudas, limpeza das áreas a serem cultivadas, colheita e comercialização do produto. Ela é atenta aos detalhes, delicada no que diz respeito à apresentação do produto para o cliente, sempre sem deixar de lado seus deveres de filha, de mãe, de esposa e de mulher”, disse Neuza.
No decorrer da programação o prefeito Yuji Yamada aproveitou a palestra sobre segurança alimentar feita pela nutricionista da Secretaria Municipal de Saúde, para relembrar a todos a necessidade de uma boa alimentação para a manutenção de um corpo saudável. “Temos que lembrar sempre que os alimentos que comemos são importantes para nossa saúde. Nosso corpo depende dos nutrientes que ingerimos diariamente. Por isso, se ficamos atentos e cuidamos daquilo que vamos comer contribuímos para evitar muitas doenças que surgem com o consumo inadequado de muitas comidas,” alertou o prefeito. O Encontro de Mulheres Rurais de Janaúba contou também com o depoimento de produtoras da região de Jaíba e Vila Nova dos Poções, que expuseram ao público suas experiências e relatos sobre o trabalho diário e os resultados atingidos através da união de esforços.
Para o secretário de Agronegócios, José Claudio de Azevedo, encontros como esse enriquecem a região pela necessidade das discussões feitas para a mulher rural e por trazerem resultados produtivos para as moradoras, e moradores dessas comunidades. “Tivemos todo o empenho para que esse evento fosse realizado por entendermos a importância que ele irá trazer para essas mulheres. Através das palestras educativas que foram realizadas elas passam a ter conhecimentos fundamentais para melhorar suas vidas. Além disso, elas puderam expor o que já fazem no campo, como a produção de conservas, doces e o plantio de hortaliças, o que representa de forma significativa a importância dessas trabalhadoras para nossa cidade e região”, concluiu o secretário.