EDUCAÇÃO EM SAÚDE E MOBILIZAÇÃO SOCIAL

Encontro de Representantes da Saúde e Polícia Militar

Realizou-se no dia 16 de abril, um encontro de representantes e servidores da Secretaria Municipal de Saúde de Janaúba e policiais militares do 51º Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais.

Teve início ás 8h00min, pelas palavras do Tenente Coronel Klevson Pires Martins, que expôs o objetivo do encontro em firmar parceria, para o combate e prevenção de novos casos de dengue, em Janaúba e região.

O Secretário Municipal de Saúde de Janaúba, Dr. Carlos Eugênio Ribeiro, falou da importância dessa parceria, para somar forças, na luta contra a dengue. Também fez uso da palavra, o médico, Tenente Dilson Aldelo Barbosa, que ressaltou a situação da doença, no Estado de Minas Gerais. O Tenente Guilherme Rodrigues Santos, falou do importante auxílio dos militares, no controle da dengue, ao desempenhar suas próprias funções. Em seguida foi proferida uma palestra, com o tema em questão, por Idalice Celestina de Souza Martins, Coordenadora de Educação em Saúde e Mobilização Social.

Estavam presentes também, nesse encontro, Ewerton José de Oliveira, Coordenador do Setor de Vigilância Ambiental e Controle de Endemias, Leonardo Fernandes Ribeiro, Coordenador de Epidemiologia, além de médicos, enfermeiros, agentes de endemias e de saúde e policiais militares.

No segundo momento do encontro, os participantes foram divididos em dois grupos, sendo que o Tenente Dilson Aldelo Barbosa, reuniu-se com médicos e enfermeiros, para padronizar o protocolo de atendimento, aos pacientes com dengue, enquanto o Tenente Guilherme Rodrigues Santos, o enfermeiro Leonardo Fernandes Ribeiro e a educadora em saúde, Idalice Celestina de Souza Martins, discutiam, com os demais participantes, sobre a importância da mobilização social e a participação de todos, no controle e prevenção da dengue.